Sobre a Fé

 
 

O NONO ARTIGO DO CREDO

 
 

1-Qual é o nono artigo do Credo? O nono artigo do Credo é «Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos».

2-O que é a Igreja Católica? A Igreja Católica é a união de todos os fiéis sob uma cabeça.

3-Quem é a Cabeça da Igreja Católica? A Cabeça da Igreja Católica é Jesus Cristo Nosso Senhor.

4-A Igreja tem alguma Cabeça visível na terra? A Igreja tem uma Cabeça visível na terra — o Bispo de Roma, que é o vigário de Cristo.

5-Por que o Bispo de Roma é a Cabeça visível da Igreja? O Bispo de Roma é a Cabeça Visível da Igreja porque ele é o sucessor de São Pedro, o qual Cristo escolheu para ser a Cabeça da Igreja.

6-Como sabes que Cristo escolheu São Pedro para ser a Cabeça da Igreja? Eu sei que Cristo escolheu São Pedro para ser a Cabeça da Igreja porque Cristo disse-lhe: «Pois também eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e os poderes do inferno jamais conseguirão dominá-la. Vou te dar as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus» (Mt. 16:18-19).

7-Como é chamado o Bispo de Roma? O Bispo de Roma é chamado de Papa, que significa Pai.

8- O Pai espiritual de todos os cristãos é o Papa? O Papa é o Pai espiritual de todos os Cristãos.

9-É o Papa o Pastor e Mestre de todos os cristãos?O Papa é o Pastor e Mestre de todos os cristãos porque Cristo fez de São Pedro o Pastor de todo o Seu rebanho quando disse: «Apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas». Ele também orou para que a «fé» de Pedro jamais falhasse, e ordenou-o a «confortar» os seus irmãos. (Jo. 21:15-17; Lc. 22:32)

10-É o Papa infalível? O Papa é infalível.

11-O que queres dizer quando afirmas que o Papa é infalível? Quando digo que o Papa é infalível quero dizer que o Papa não pode ensinar erro quando, como Pastor e Mestre de todos os Cristãos, define uma doutrina de fé ou moral para ser crida por toda a Igreja.

12-A Igreja de Cristo tem alguma marca pela qual possamos distingui-la? A Igreja de Cristo tem quatro marcas pelas quais podemos distingui-la: ela é Una — ela é Santa — ela é Católica — ela é Apostólica.

13-De que forma a Igreja é Una? A Igreja é Una porque os seus membros têm todos a mesma Fé, o mesmo Sacrifício e os mesmos sacramentos; e estão todos unidos sob uma mesma Cabeça.

14-De que forma a Igreja é Santa? A Igreja é Santa porque ela ensina uma santa doutrina, oferece meios de santidade a todos, e distingue-se pela santidade eminente de muitos milhares de seus filhos.

15-O que significa a palavra «católica»? A palavra «católica» significa universal.

16-De que forma a Igreja é católica ou universal? A Igreja é católica ou universal porque ela subsiste em todas as idades, ensina a todas as nações, e é a única Arca de Salvação para todos.

17-De que forma a Igreja é Apostólica? A Igreja é Apostólica porque ela mantém as doutrinas e tradições dos Apóstolos, e porque, da contínua sucessão dos seus Pastores, ela deriva suas Ordens e Missão.

18-Pode a Igreja errar naquilo que ensina? A Igreja não pode errar naquilo que ensina sobre fé e moral, pois ela é a nossa guia infalível nesta e naquela.

19-Como sabes que a Igreja não pode errar naquilo que ensina? Eu sei que a Igreja não pode errar naquilo que ensina porque Cristo prometeu que as portas do Inferno nunca prevalecerão contra a Sua Igreja; que o Espírito Santo a ensinará todas as coisas; e que Cristo permanecerá sempre com ela, até à consumação dos tempos. (Mt. 16:18; Jo. 14:16-26; Mt. 28:20).

20-O que entendes por Comunhão dos Santos? Por Comunhão dos Santos quero dizer que todos os membros da Igreja, no céu, na terra, e no purgatório, estão em comunhão uns com os outros, sendo um só corpo em Jesus Cristo.

21-De que maneira estão os fiéis em comunhão uns com os outros na terra? Os fiéis na terra estão em comunhão uns com os outros professando a mesma fé, obedecendo a mesma autoridade, e auxiliando-se mutuamente por meio de orações e de boas obras.

22-De que maneira estamos em comunhão com os Santos no Céu? Nós estamos em comunhão com os Santos no Céu honrando-os como gloriosos membros da Igreja, pelas nossas orações dirigidas a eles, e pelas orações deles por nós.

23-De que maneira estamos em comunhão com as almas no Purgatório? Nós estamos em comunhão com as almas no Purgatório auxiliando-as por meio de orações e boas obras: «Santo e salutar pensamento este de orar pelos mortos. Eis porque ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres dos seus pecados» (II Macabeus. 12:45).

24-O que é o Purgatório? O Purgatório é o lugar onde as almas sofrem durante um período de tempo após a morte por causa de seus pecados.

25-Quais são as almas que vão para o Purgatório? As almas que vão para o Purgatório são as que acabam esta vida em pecado venial; ou as que não pagaram totalmente a punição temporal devida aos pecados perdoados.

26-O que é punição temporal? Punição temporal é aquela que terá um fim, seja neste mundo ou no próximo.

27-Como provas tu que há um Purgatório? Provo que há um Purgatório a partir do ensinamento constante da Igreja; e da doutrina da Sagrada Escritura, a qual declara que Deus dará a cada um a paga segundo as suas obras; que não entrará no Céu coisa alguma contaminada, e que alguns serão salvos «como por intervenção de fogo» (Mt. 16:27; Ap. 21:27; 1 Cor. 3:15).

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital