Novo Testamento / São Mateus

A ressurreição de Jesus.

Capítulo 28

1Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o sepulcro. 2E aconteceu um violento tremor de terra, pois um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra do sepulcro e sentou-se sobre ela. 3Sua aparência era como o relâmpago e sua roupa, branca como a neve. 4Os guardas tremeram de medo dele e ficaram como mortos. 5O anjo, tomando a palavra, disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. 6Não está aqui. Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar onde ele estava. 7Ide depressa dizer a seus discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai a vossa frente para a Galileia. Lá o vereis’. É o que eu tinha a dizer-vos”. 8Elas saíram depressa do túmulo, com temor e com grande alegria, e foram dar a notícia aos discípulos.

Jesus aparece às mulheres.

9Jesus veio ao encontro delas, dizendo: “Alegrai-vos!” Elas aproximaram-se e abraçaram-lhe os pés, prostrando-se diante dele. 10Então Jesus lhes disse: “Não tenhais medo! Ide anunciar a meus irmãos que devem ir para a Galileia e lá me verão”.

O suborno dos guardas.

11Enquanto as mulheres iam, alguns guardas foram à cidade e contaram aos sumos sacerdotes todo o acontecido. 12E estes, depois de se reunirem com os anciãos para tomarem uma decisão, deram aos soldados grande soma de dinheiro, 13ordenando-lhes: “Dizei que seus discípulos vieram de noite e roubaram o corpo dele, enquanto estáveis dormindo. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos e vos livraremos da dificuldade”. 15Os soldados pegaram o dinheiro e agiram conforme as instruções recebidas. E esta versão dos fatos tem sido divulgada entre os judeus até o dia de hoje.

Jesus envia os apóstolos.

16Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia indicado. 17Quando viram Jesus, eles o adoraram. Entretanto, alguns duvidaram. 18Jesus aproximou-se deles e disse: “De Deus recebi todo o poder no céu e na terra. 19Portanto, ide e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei. E eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo!”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital