As Principais Festas Litúrgicas

A Igreja Católica promove uma série de eventos religiosos, como missas especiais, vigílias e orações, com o objetivo de reunir os seus fiéis em torno da celebração da fé cristã e do aprofundamento dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo.

– Natal: É comemorado no dia 25 de dezembro o nascimento de Jesus Cristo. Nas línguas latinas, Natal provém de “natividade”, ou seja, nascimento. Já nas línguas anglo-saxônicas o termo utilizado é Christmas, que significa literalmente “missa de Cristo”.

– Quaresma: Tempo em que a Igreja Católica relembra os 40 dias de Jesus Cristo no deserto e convida seus fiéis a um período de privação, penitência e meditação. A Quaresma antecede a celebração da Páscoa e dura 40 dias: começa na quarta-feira de Cinzas e se estende até o domingo de Ramos (domingo anterior à Páscoa).

– Páscoa: Festa litúrgica mais importante para os católicos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Deus teria designado a morte de seu filho no dia da páscoa judaica para criar um paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus Cristo.

– Pentecostes: Celebrada 50 dias depois da Páscoa, recordamos o evento contado por Atos dos Apóstolos 2: depois que Cristo subiu aos céus, os discípulos, reunidos, receberam o Espírito Santo.a festa em si vem da tradição hebraica, onde é chamada de Shavuoth (“semanas”). Durava 7 semanas, desde o dia seguinte à Páscoa até o cinquentésimo dia. À base dessa festa existe uma tradição agrícula, que coincide com o início da colheita, seja de trigo que frutas e vegetais.

-Lava-Pés: A cerimônia do lava-pés possui dois significados básicos na vida do cristão: 1) Renovar nossa fé no sacrifico e ressurreição de Cristo, purificando-nos assim de nossos. Assim, o lava-pés é uma pequena confirmação de que continuamos no caminho da salvação ao lado de Deus, e deve ser praticado por todos que assim desejarem caminhar com Deus até a volta de Jesus.
2) Desenvolver em nós a humildade de Cristo Assim como nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, nós também devemos ser e demonstrar humildade para com todos, principalmente para com nossos irmãos de fé!
Desta forma, temos um exemplo e mandamento de Jesus e devemos continuar praticando sempre que possível a cerimônia do lava-pés antes de participarmos da santa ceia.

– Imaculada Conceição: A Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

– Dia de Finados: O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

– Todos os Santos: É comemorado em 1º de novembro para celebrar e homenagear todos os santos e mártires, esta data possui a intenção de ressaltar o chamamento de Cristo e mostrar que todas as pessoas devem viver de acordo com as leis Dele, de forma correta e santa.

– Nossa Senhora Aparerecida: É comemorado em 12º de Outubro, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a padroeira do Brasil.

– Assunção da Virgem Maria: É comemorado em 15º de Agosto, A Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria é uma verdade integrante do depósito da fé. Por um privilégio inteiramente singular ela venceu o pecado com a sua concepção imaculada; e por esse motivo não foi sujeita à lei de permanecer na corrupção do sepulcro, nem teve de esperar a redenção do corpo até ao fim dos tempos.

– Corpus Christi: O próprio Jesus quem pediu para que se celebrasse essa festa, que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue., A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

-Ascensão do Senhor: Quarenta dias depois da Páscoa, a Igreja celebra a Ascensão do Senhor, o que se celebra é bem mais do que uma aparição na qual Jesus é elevado ao céu. É toda a realidade de sua glorificação que celebramos, aquilo que os primeiros cristãos chamaram de “estar sentado à direita do Pai”.

– Domingo de Ramos: O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”… E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.

– Anunciação do Senhor: A Solenidade da Anunciação do Senhor Jesus Cristo é uma das mais importantes de todo o ano litúrgico. Celebra-se 9 meses antes do Natal do Senhor. Nesta data, Nossa Senhora recebe o anúncio de São Gabriel Arcanjo, de que será mãe do Filho de Deus, e sua encarnação dar-se-á pela força do Espírito Santo, sem a ocorrência de uma relação.

– O Batismo do Senhor : Encontro do o Precursor e o Messias, A missão do Precursor era preparar os caminhos do Messias. João Batista diz a Jesus: “Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!” Respondeu-lhe, porém, Jesus: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa”. Obediente, São João O imergiu no Jordão.
Logo que saiu da água, Jesus se pôs a orar. Então o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma de uma pomba. “E ouviu-se dos céus uma voz: Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital