Como Rezar o Terço

O Terço era a terça parte do Rosário; agora é a quarta parte porque o Papa João Paulo II acrescentou mais um Terço ao Rosário, contemplando os mistérios “Luminosos” da Vida Pùblica de Jesus. Em cada terço contemplamos uma etapa da vida de Jesus e o mistério da nossa Salvação; logo, o Terço é mais uma oração centrada em Cristo do que em Maria. Nossa Senhora reza conosco o Terço, contemplando também ela os mistérios da nossa salvação e intercedendo por nós. Por isso, é muito importante contemplar cada mistério do Terço.

terco

O Terço é uma das devoções mais queridas de Nossa Senhora.

Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos:

“Meus Filhos, rezemos o TERÇO todos os dias”.

Oferecimento do Terço: Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometido contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela converção dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do Clero, pelo nosso Vigário, pela santificação das famílias, pelas Missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil

Em seguida, segurando a cruzinha do rosário ou terço para atestar nossa fé; em todas as verdades ensinadas por Cristo, reza-se o:

Creio em Deus Pai

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressucitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressureiçãoda carne e na vida eterna. Amém.

Terminado o CREDO, presta-se HOMENAGEM à Santíssima Trindade com um Pai-Nosso, três Ave-Maria e um Glória-ao-Pai. A primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos remiu; e a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica. Em cada Mistério se reza um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, um Glória-ao-Pai e a jaculatória:
Oh! Meu Jesus, perdoai-nos, Livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém!

Mistérios Gozosos (segunda e quinta-feiras)

1- Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Nossa Senhora. No primeiro mistério contemplemos a Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Nossa Senhora.(Lc 1, 26 SS.)

2- A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel. No segundo mistério contemplemos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.(Lc 1, 39 SS.)

3- O nascimento de Jesus em Belém. No terceiro mistério contemplemos o Nascimento do Menino Jesus em Belém.(Lc 2, 1 SS.)

4- A apresentação do Menino Jesus no Tempo. No quarto mistério contemplemos a Apresentação do Menino Jesus no templo e a Purificação de Nossa Senhora.(Lc 2, 22 SS.)

5- Encontro de Jesus no Templo entre os Doutores da Lei. No quinto mistério contemplemos a Perda e o Encontro do Menino Jesus no templo.(Lc 2, 41 SS.)

Mistérios Dolorosos (terças e sextas-feiras )

1- A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. No primeiro mistério contemplemos a Agonia de Cristo Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto.(Jo 18,  1 SS.)

2- A flagelação de Jesus atado à coluna. No segundo mistério contemplemos a Flagelação de Jesus Cristo atado à coluna.(Jo 19,  1 )

3- A coroação de espinhos de Jesus. No terceiro mistério contemplemos a Coroação de espinho de Nosso Senhor.(Jo 19,  2 SS.)

4- A subida dolorosa do Calvário. No quarto mistério contemplemos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário.(Jo 19,  17)

5- A morte de Jesus. No quinto mistério contemplemos a Crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.(Jo 19,  28-30)

Mistérios Gloriosos (quartas, sábados e domingos)

1- A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. No primeiro mistério contemplemos a Ressurreição de Cristo Nosso Senhor.(Jo 20,  1-18)

2- A ascenção admirável de Jesus Cristo ao céu. No segundo mistério contemplemos a Ascenção de Nosso Senhor ao Céu.(At 1,  9  SS.)

3- A vinda do Espírito Santo. No terceiro mistério contemplemos a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo em Jerusalém.(At 2,  1-13)

4- A assunção de Nossa Senhora no Céu. No quarto mistério contemplemos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.(Sl  44,  11-18)

5- A coroação de Nossa Senhora no Céu . No quinto mistério contemplemos a Coroação de Nossa Senhora no Céu como Rainha de todos os anjos e santos.(Ap 12,  1-4)

Mistérios Luminosos  (ou DA LUZ)

1- Batismo de Jesus no rio Jordão. No primeiro mistério comtemplemos o Batismo de Jesus no rio Jordão.(Lc 3,  2 1 SS.)

2- Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná. No segundo mistério comtemplemos a Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.(Jo 2,  1-11)

3- Anúncio do Reino de Deus. No terceiro mistério comtemplemos o Anúncio do Reino de Deus.(Jo 20,  22-23)

4- Transfiguração de Jesus. No quarto mistério comtemplemos a Transfiguração de Jesus.(Mt 17,  1-13)

5- Instituição da Eucaristia. No quinto mistério comtemplemos a Instituição da Eucaristia.(Lc 22,  7-22)

Agradecimentos

Infinitas; graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossa mão Liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma:

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria.

V. Rogai por nós,Santa Mãe de Deus, R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração rezadas no Terço

PAI NOSSO que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a vossa vondade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

AVE MARIA cheia de graças, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

GLÓRIA AO PAI, ao Filho e o Espírito Santo. Como era no princípio,agora é sempre . Amém.

Em cada um dos cinco mistérios rezamos um Pai – Nosso, 10 Ave-Marias e um Gloria ao Pai. Essas três orações são de grande importância para a nossa fé, e são veículos de nossa conversa humilde e confiante em Deus. Todos os Papas valorizaram e recomendaram muito o Rosário e o Terço. João Paulo II diz que é “a sua oração predileta”.

O Terço toca o coração de Nossa Senhora e de Jesus, e é uma oração simples que o povo sabe e gosta de rezar, especialmente nas horas de dificuldades da vida. Nas aparições de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, ela pediu aos pastorinhos que rezassem muito o Terço e que pedissem isto a todos, pois, com o Terço, ela disse à Irmã Lúcia: “qualquer problema de ordem pessoal, familiar, nacional ou internacional, pode ser resolvido”. E disse também que a família que reza unida o Terço permanece unida sempre.

 

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital