Novo Testamento / São João

Jesus, caminho, verdade e vida.

Capítulo 14

1“Não se perturbe vosso coração! Vós credes em Deus, crede em mim também! 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos um lugar. 3Depois de ter ido e vos ter preparado um lugar, voltarei e vos tomarei comigo; para que, onde eu estiver, vós estejais também. 4E vós conheceis o caminho do lugar para onde vou”. 5“Senhor – disse-lhe Tomé – não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?” 6Jesus respondeu-lhe: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim. 7Se me conheceis, conhecereis também a meu Pai; desde agora o conheceis, porque o vistes”. 8“Senhor – disse-lhe Filipe – mostra-nos o Pai, e isto nos basta”. 9Disse-lhe Jesus: “Filipe, faz tanto tempo que estou convosco e tu não me conheces? Quem me viu, viu o Pai! Como é que podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo, não as digo de mim mesmo; mas o Pai que mora em mim realiza suas obras. 11Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede ao menos por causa das próprias obras. 12Na verdade, na verdade, vos digo: Quem crê em mim também fará as obras que eu faço. E fará até maiores, porque vou para o Pai. 13E tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.

Jesus promete o Paráclito.

15Se me amais, guardareis meus mandamentos. 16Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito para ficar sempre convosco. 17É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. Mas vós o conheceis, porque ele mora convosco e estará em vós. 18Não vos deixarei órfãos: voltarei para vós. 19Ainda um pouco e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis, porque eu vivo e também vós vivereis. 20Naquele dia conhecereis que eu estou no Pai, e vós em mim, e eu em vós. 21Quem tem meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai. Eu também o amarei e hei de manifestar-me a ele”. 22Disse Judas, não o Iscariotes: “Senhor, que aconteceu para te manifestares a nós e não ao mundo?” Respondeu-lhe Jesus: 23“Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, viremos a ele e faremos nele nossa morada. 24Quem não me ama não guarda minhas palavras. A palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Eu vos disse estas coisas estando convosco. 26Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu vos disse”.

A paz de Jesus.

27“Eu vos deixo a paz; eu vos dou minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Que vosso coração não se perturbe nem tenha medo. 28Ouvistes o que eu vos disse: vou e volto para vós. Se me amásseis, haveríeis de alegrar-vos, porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Isto eu vos disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, porque está vindo o príncipe deste mundo. Ele não tem nenhum poder sobre mim; 31mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos! Vamos sair daqui!”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital