A Vida Cristã

 
 

Capítulo VIII – A Regra de Vida Cristã

 
 

  1. Qual a regra de vida que devemos seguir se esperamos ser salvos?  Se esperamos ser salvos, temos de seguir a regra de vida ensinada por Jesus Cristo.

  2. O que a regra de vida ensinada por Jesus Cristo nos obriga a fazer?  Pela regra de vida ensinada por Jesus Cristo somos obrigados a sempre odiar o pecado e amar a Deus.

  3. Como devemos odiar o pecado?  Nós devemos odiar o pecado acima de todos os outros males, de forma a tomarmos a resolução de nunca cometer um pecado voluntário por amor ou medo de qualquer coisa que seja.

  4. Como devemos amar a Deus?  Devemos amar a Deus sobre todas as coisas, e de todo o coração.

  5. Como devemos aprender a amar a Deus?  Nós devemos aprender a amar a Deus suplicando-Lhe que nos ensine a amá-Lo: «Ó meu Deus, ensinai-me a amar-Vos».

  6. O amor a Deus nos levará a fazer o quê?  O amor a Deus nos levará a pensar frequentemente no quão bom Ele é; a falar com Ele frequentemente em em nossos corações; e a procurar sempre aquilo que O agrada.

  7. Jesus Cristo também nos ordena a amarmos uns aos outros? Jesus Cristo também nos ordena a amarmos uns aos outros — isto é, todas as pessoas sem excepção — por amor a Ele.

  8. De que forma devemos amarmos uns aos outros? Devemos amarmos uns aos outros desejando o bem uns aos outros e orando uns pelos outros; e ao nunca permitir a nós próprios qualquer pensamento, palavra ou ato que lese ao próximo.

  9. Também temos a obrigação de amar os nossos inimigos?  Nós também temos a obrigação de amar os nossos inimigos; não apenas perdoando-os de coração, mas também desejando-lhes o bem e rezando por eles.

  10. Jesus Cristo deu-nos alguma outra grande regra? Jesus Cristo nos deu outra grande regra nestas palavras: «Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue sua cruz diária e me acompanhe» (Lc. 9:23).

  11. De que forma devemos negar a nós mesmos? Devemos negar a nós mesmos renunciando a nossa vontade própria, e indo contra o nosso próprio humor, inclinações e paixões.

  12. Por que devemos negar a nós mesmos? Devemos negar a nós mesmos porque as nossas inclinações naturais tendem para o pecado desde a nossa infância; e, se não forem corrigidas mediante a abnegação, irão certamente levar-nos para o Inferno.

  13. De que forma devemos tomar a nossa Cruz cada dia? Nós devemos tomar a nossa Cruz cada dia submetendo-nos diariamente com paciência aos trabalhos e sofrimentos desta curta vida, e suportando-os por amor a Deus.

  14. Como devemos seguir o Nosso Santo Senhor? Nós devemos seguir o Nosso Santo Senhor seguindo as Suas pegadas e imitando as Suas virtudes.

  15. Quais são as principais virtudes que devemos aprender do Nosso Santo Senhor? As principais virtudes que devemos aprender do Nosso Santo Senhor são a mansidão, humildade e obediência.

  16. Quais são os inimigos contra os quais devemos lutar todos dias da nossa vida? Os inimigos contra os quais devemos lutar todos os dias da nossa vida são os demônio, o mundo e a carne.

  17. O que queres dizer por «demônio»? Por «demônio» quero dizer Satanás e todos os seus perversos anjos, que tentam sempre conduzir-nos ao pecado para que sejamos condenados juntamente com eles.

  18. O que queres dizer por «mundo»? Por «mundo» quero dizer as máximas do mundo e a sociedade daqueles que amam mais as vaidades, as riquezas e os prazeres deste mundo do que a Deus.

  19. Por que classificas o demônio e o mundo como inimigos da alma? Eu classifico o demônio e o mundo como inimigos da alma porque estão constantemente, através das tentações por palavra ou por exemplo, a tentar levar-nos junto com eles para o caminho largo que leva à condenação.

  20. O que queres dizer por «carne»? Por «carne» refiro-me às nossas próprias inclinações e paixões corruptas, que constituem o mais perigoso dos nossos inimigos.

  21. O que devemos nós fazer para impedir que os inimigos da nossa alma nos conduzam ao pecado?  Para impedir que os inimigos da nossa alma nos conduzam ao pecado, devemos vigiar, orar e lutar contra todas as suas sugestões e tentações.

  22. Na luta contra o demônio, o mundo e a carne, em quem devemos confiar?  Na guerra contra o demônio, contra o mundo e contra a carne, devemos confiar não em nós próprios, mas em Deus somente: «Tudo posso naquele que me dá força.» (Fl. 4:13).

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital