Novo Testamento / Filipenses

Capítulo 4

1Assim, meus irmãos queridos e saudosos, minha alegria, minha coroa, permanecei assim fiéis ao Senhor, caríssimos!

Concórdia, alegria e paz.

2Exorto a Evódia como também a Síntique que vivam em boa compreensão no Senhor. 3E a ti, verdadeiro companheiro, eu te peço que lhes venhas em auxílio, pois elas combateram pelo Evangelho junto comigo, com Clemente e outros colaboradores meus, cujos nomes estão escritos no livro da vida. 4Alegrai-vos sempre no Senhor! Mais uma vez eu digo: alegrai-vos! 5Vossa bondade seja conhecida de todos. O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com nada, mas em toda necessidade apresentai a Deus vossos pedidos com orações, súplicas e ações de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. 8Enfim, irmãos, ocupai-vos com tudo o que há de verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, louvável, virtuoso e recomendável. 9Ponde em prática o que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim. Então o Deus da paz estará convosco.

Gratidão pelos dons recebidos.

10Tive grande alegria no Senhor, porque fizestes renascer vossos sentimentos por mim; eles estavam, sim, sempre vivos, mas faltava-vos uma ocasião. 11Não é a penúria que me leva a dizer isto; com efeito, aprendi a me bastar em qualquer situação. 12Sei passar necessidade e sei viver na fartura. Estou preparado para tudo: para estar na abundância ou para passar fome; para ter fartura ou para sentir necessidade. 13Tudo posso naquele que me dá força.14Entretanto, fizestes bem tomando parte em minhas provações. 15Bem o sabeis, filipenses: no começo da evangelização, quando deixei a Macedônia, nenhuma Igreja tinha comigo uma conta de dar e receber, a não ser vós, 16que, durante minha estadia em Tessalônica, me enviastes duas vezes o que eu precisava. 17Não é que eu procure donativos; o que procuro é o fruto que redunda em vosso benefício. 18Por ora, tenho tudo do que preciso, e até o supérfluo; estou repleto de vossos dons, recebidos de Epafrodito, que são um perfume de suave odor, sacrifício que Deus acolhe de bom grado. 19Por sua vez, meu Deus proverá todas as vossas necessidades, segundo sua riqueza, com magnificência, em Cristo Jesus. 20Ao Deus e Pai nosso, glória pelos séculos dos séculos! Amém.

Saudações finais.

21Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam. 22Todos os santos vos mandam saudações, sobretudo os da casa de César. 23A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital