Novo Testamento / São Lucas

Instruções aos apóstolos.

Capítulo 9

1Convocando os Doze, Jesus lhes deu força e poder sobre todos os demônios, bem como o dom de curar doenças. 2Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os doentes. 3Disse-lhes: “Não leveis nada para a viagem: nem bastão, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas. 4Em qualquer casa em que entrardes, nela permanecei até sairdes de lá. 5Se não vos acolherem, saí da cidade sacudindo a poeira dos pés em testemunho contra eles”. 6Eles partiram e percorreram as aldeias, anunciando a Boa Nova e operando curas por toda a parte.

Herodes e Jesus.

7Herodes, o tetrarca, ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque uns diziam: “É João que ressuscitou dos mortos”. E outros: 8“É Elias que apareceu”. E outros ainda: “É um dos antigos profetas ressuscitado”. 9Mas Herodes disse: “João, eu o decapitei. Então, quem é este do qual ouço dizer tais coisas?” E procurava vê-lo.

Voltam os apóstolos.

10Ao voltarem, os apóstolos contaram a Jesus tudo quanto haviam feito. Tomou-os então consigo e retirou-se a um lugar isolado, perto de uma cidade chamada Betsaida. 11Mas as multidões ficaram sabendo e foram atrás dele.

Primeira multiplicação dos pães. Jesus as acolheu, falou-lhes do Reino de Deus e curou os que estavam precisando. 12Caía a tarde, e os Doze chegaram perto dele e disseram: “Manda esse povo embora, para que se dirijam às aldeias e povoados vizinhos e procurem hospedagem e comida, pois onde estamos é um lugar deserto”. 13Jesus respondeu-lhes: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” Disseram os discípulos: “Não temos senão cinco pães e dois peixes… Só se formos comprar comida para todo esse povo…” 14Pois eram cerca de cinco mil homens. Falou então Jesus a seus discípulos: “Fazei-os sentar-se em grupos de cinquenta”. 15Assim fizeram e mandaram que todos se sentassem. 16Jesus tomou então os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, abençoou-os e, depois de partir os pães, ia dando-os aos discípulos para que eles os distribuíssem à multidão. 17Todos comeram até ficarem satisfeitos, e recolheram doze cestos de pedaços que sobraram.

Jesus é o Cristo.

18Certa vez, quando Jesus estava orando a sós, não tendo ninguém consigo senão os discípulos, fez-lhes esta pergunta: “Quem sou eu, na opinião do povo?” 19Responderam-lhe: “João Batista; para outros, és Elias; para outros ainda, és um dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Disse-lhes então Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.

Primeiro anúncio da Paixão.

21Jesus, porém, proibiu-lhes severamente que o dissessem a alguém 22e acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia”.

Como seguir a Jesus.

23E dizia a todos: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue sua cruz diária e me acompanhe. 24Porque quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por causa de mim, este a salvará. 25Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder ou arruinar a si mesmo? 26Pois quem se envergonhar de mim e de minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem quando vier em sua glória e na do Pai e dos santos anjos. 27Na verdade vos digo: há alguns dos que estão aqui presentes que não provarão a morte até que vejam o Reino de Deus”.

A transfiguração.

28Uns oito dias depois desses fatos, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte para rezar. 29Enquanto rezava, o aspecto de seu rosto se transformou e suas vestes se tornaram de resplandecente brancura. 30E dois homens conversavam com ele: eram Moisés e Elias; 31apareceram envoltos em glória e lhe falavam a respeito de sua partida, que devia cumprir-se em Jerusalém. 32Pedro e seus companheiros estavam dominados pelo sono. Despertando, viram sua glória e os dois homens que estavam com ele. 33Quando estes iam retirando-se de perto de Jesus, Pedro lhe disse: “Mestre, é bom a gente estar aqui. Façamos então três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. Não sabia o que estava dizendo. 34Enquanto falava, veio uma nuvem que os cobriu. Ficaram atemorizados quando entraram na nuvem. 35E da nuvem saiu uma voz, dizendo: “Este é meu Filho, o Eleito, escutai-o!” 36Ao soar aquela voz, Jesus se encontrou só. Os discípulos guardaram segredo e a ninguém disseram, naqueles dias, coisa alguma do que tinham visto.

O menino epilético.

37No dia seguinte, quando desciam do monte, numerosa multidão foi ter com Jesus. 38Do meio da multidão, um homem gritou: “Mestre, eu te peço, olha para meu filho; pois é meu filho único! 39Um espírito se apodera dele, e de repente ele começa a soltar gritos, e o sacode com violência e o faz espumar; e só o larga depois de deixá-lo todo alquebrado.40Pedi a teus discípulos que o expulsassem, mas não o conseguiram”. 41“Geração incrédula e perversa – respondeu Jesus – até quando tenho de ficar convosco e tenho de vos suportar? Traze aqui teu filho”. 42Quando o menino vinha chegando, o demônio o atirou por terra e o sacudiu violentamente. Mas Jesus ameaçou o espírito impuro, curou o menino e o restituiu ao pai. 43Todos ficaram maravilhados com a grandeza de Deus.

Segundo anúncio da Paixão. Como todos admirassem tudo quanto ele fazia, Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção a estas palavras: o Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens”. 45Mas não entendiam esta afirmação: ela permanecia velada para eles, para que não a entendessem; e tinham medo de interrogá-lo a este respeito.

Quem é o maior.

46Veio-lhes à mente uma questão: qual dentre eles seria o maior? 47Mas Jesus, conhecendo seus pensamentos secretos, tomou um menino, colocou-o perto de si e lhes disse: 48“Quem acolhe este menino em meu nome, é a mim que acolhe; e quem me acolhe, acolhe aquele que me enviou; pois o menor entre vós todos, esse é o maior”.

A concórdia entre os homens.

49Tomando a palavra, disse João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque não segue conosco”. 50Mas Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está do vosso lado”.

Oposição dos samaritanos.

51Quando se estava completando o prazo para ser levado deste mundo, Jesus tomou a firme resolução de ir para Jerusalém. 52Enviou mensageiros a sua frente; estes partiram e entraram numa aldeia de samaritanos para fazer os preparativos. 53Mas não o receberam, porque estava a caminho de Jerusalém. 54Diante disso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus voltou-se para eles e os repreendeu. 56Foram então para outro povoado.

A vocação.

57Indo eles pela estrada, um homem disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde fores”.58Respondeu-lhe Jesus: “As raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde descansar a cabeça”. 59A um outro disse: “Segue-me”. Mas ele respondeu: “Senhor, permite que eu vá primeiro enterrar meu pai”. 60Jesus disse-lhe: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos. Tu, porém, vai anunciar o Reino de Deus”.61Outro lhe disse: “Senhor, eu te seguirei, mas permite que eu vá primeiro despedir-me dos parentes”. 62Retrucou Jesus: “Ninguém que olha para trás, depois de ter posto a mão no arado, é apto para o Reino de Deus”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital