Sobre a Caridade

 
 

O QUARTO MANDAMENTO

 
 

  1. Qual é o Quarto Mandamento? O Quarto Mandamento é «Honra teu pai e tua mãe».

  2. O que nos manda fazer o Quarto Mandamento? O Quarto Mandamento manda-nos amar, reverenciar e obedecer os nossos pais em tudo que não seja pecado.

  3. Somos ordenados a obedecer somente aos nossos pais? Somos ordenados a obedecer não somente aos nossos pais, mas também aos bispos e pastores, às autoridades civis e aos nossos superiores legítimos.

  4. Somos obrigados a auxiliar os nossos pais nas suas necessidades? Nós somos obrigados a ajudar os nossos pais nas suas necessidades, tanto espirituais quanto temporais.

  5. Somos obrigados em justiça a contribuir para o sustento dos nossos pastores? Nós somos obrigados em justiça a contribuir para o sustento dos nossos pastores; pois São Paulo disse: «por este modo ordenou também o Senhor aos que pregam o Evangelho, que vivessem do Evangelho» (1 Cor. 9:14).

  6. Quais são os deveres dos pais perante os seus filhos? Os deveres dos pais perante os seus filhos são: prover-lhes, instrui-los e corrigi-los; e além disso, dar-lhes uma boa educação católica.

  7. Quais são os deveres dos mestres, amas e outros superiores? Os deveres dos mestres, amas, e outros superiores são: cuidar apropriadamente daqueles que estão sob a sua responsabilidade, e permitir que esses pratiquem os seus deveres religiosos.

  8. O que o Quarto Mandamento proíbe? O Quarto Mandamento proíbe todo o desrespeito, teimosia e desobediência aos nossos pais e legítimos superiores.

  9. É pecado pertencer a uma sociedade secreta? Pertencer a qualquer sociedade secreta que conspire contra a Igreja ou contra o Estado, ou a qualquer sociedade que pelo seu secretismo é condenada pela Igreja, é pecado; pois, São Paulo disse: «Que cada um se submeta às autoridades constituídas. Pois não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem são instituídas por Deus. Assim, quem resiste à autoridade revolta-se contra a ordem estabelecida por Deus. E os rebeldes atrairão sobre si a condenação.» (Rm. 13:1-2).

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital