Novo Testamento / Romanos

Respeito às autoridades.

Capítulo 13

1Que cada um se submeta às autoridades constituídas. Pois não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem são instituídas por Deus. 2Assim, quem resiste à autoridade revolta-se contra a ordem estabelecida por Deus. E os rebeldes atrairão sobre si a condenação. 3Com efeito, não se deve temer os governantes quando se faz o bem, mas sim quando se faz o mal. Queres viver sem medo da autoridade? Faze o bem e dela receberás elogios; 4pois ela é um instrumento de Deus para te conduzir ao bem. Mas se fazes o mal, então deves ter medo; pois não é à toa que ela tem a espada: ela está a serviço de Deus, para exercer sua ira contra quem faz o mal. 5Por isso, é preciso submeter-se, não só por medo do castigo, mas também por motivo de consciência. 6Para isso mesmo vós pagais os impostos: pois os que os recebem são funcionários de Deus. 7Dai a cada um o que lhe é devido: o tributo a quem se deve tributo; a taxa a quem se deve taxa; o temor a quem se deve temor; a honra a quem se deve honra.

O amor é o pleno cumprimento da lei.

8Não tenhais dívidas para com ninguém, a não ser a do amor mútuo. Pois quem ama o próximo cumpriu a Lei. 9De fato, os mandamentos: não cometer adultério, não matar, não furtar, não cobiçar e qualquer outro resumem-se nesta palavra: “Amarás o próximo como a ti mesmo”. 10O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o pleno cumprimento da Lei.

Somos filhos da luz.

11Isto deveis fazer, sabendo em que tempo estamos, porque já é hora de despertardes do sono, porque agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada e o dia vem chegando: por isso, abandonemos as obras das trevas e tomemos as armas da luz. 13Vivamos honestamente como em pleno dia: nada de orgias, nem de bebedeiras, nada de impureza, nem de imoralidade, nada de brigas, nem de inveja. 14Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos deixeis levar pelas preocupações da carne para satisfazer seus caprichos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital