Novo Testamento / São Mateus

A esmola.

Capítulo 6

1“Cuidado para não praticardes vossas boas obras na frente dos outros, para serdes admirados por eles. Agindo assim, não recebereis a recompensa de vosso Pai que está nos céus. 2Portanto, ao dares esmola, não toques a trombeta a tua frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: eles já receberam o que deviam receber. 3Tu, ao contrário, ao dares esmola, não deixes tua mão esquerda saber o que a direita faz, 4para que tua esmola se faça em segredo, e teu Pai, que conhece todo segredo, te dará a recompensa”.

A oração.

5“Quando rezais, não façais como os hipócritas que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos outros. Na verdade vos digo: eles já receberam o que deviam receber. 6Tu, ao contrário, quando fores rezar, entra em teu quarto, fecha a porta e reza a teu Pai em segredo, e teu Pai, que conhece todo segredo, te dará a recompensa. 7Em vossas orações, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos, pensando que Deus os atende devido às orações longas. 8Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que precisais, antes mesmo que lho peçais”.

O Pai-nosso.

9“Portanto, rezai assim: ‘Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; 10venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. 11O pão nosso de cada dia nos dai hoje; 12perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; 13e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. 14Pois se perdoardes aos outros as ofensas recebidas, também vosso Pai celeste vos perdoará. 15Mas se não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará vossas ofensas”.

O jejum.

16“Quando jejuardes, não fiqueis com ar abatido como os hipócritas, que desfiguram seu rosto para mostrar que estão jejuando. Na verdade vos digo: já receberam o que deviam receber. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para os outros não notarem que estás jejuando, mas só teu Pai que está lá no secreto. E teu Pai, que vê no secreto, te dará a recompensa”.

O verdadeiro tesouro.

19“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e os ladrões assaltam e roubam. 20Mas ajuntai riquezas no céu, onde nem traça e nem ferrugem as podem destruir, nem os ladrões conseguem assaltar e roubar. 21Pois onde estiver teu tesouro, aí estará também teu coração. 22É o olho que ilumina o corpo. Se, portanto, teu olho for puro, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Mas se teu olho for mau, todo o teu corpo ficará nas trevas. Se, portanto, a luz que está em ti for trevas, como serão grandes as trevas!”

Os dois senhores.

24“Ninguém pode servir a dois senhores: ou desagrada a um e agrada ao outro, ou dará preferência a este e desprezará aquele. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

A Providência Divina.

25“Portanto vos digo: para vossa vida, não vos preocupeis com o que comereis ou bebereis, nem para vosso corpo, o que vestireis. A vida não vale mais que o alimento, e o corpo não vale mais que a roupa? 26Olhai as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem ajuntam mantimentos no paiol; no entanto, vosso Pai celeste lhes dá o alimento. Será que não valeis mais que elas? 27Quem de vós é capaz, com suas preocupações, de acrescentar uma hora sequer à duração de sua vida? 28E por que vos preocupais com a roupa? Olhai os lírios do campo como crescem: não trabalham nem tecem. 29Entretanto vos digo que nem Salomão, no auge de sua glória, vestiu-se como um deles. 30Se Deus dá uma roupa destas à relva do campo, que hoje existe e amanhã será jogada ao fogo, quanto mais não fará por vós, gente pobre de fé? 31Não fiqueis, pois, preocupados, perguntando: Que vamos comer? Que vamos beber? Com que nos vamos vestir? 32Os pagãos é que vivem preocupados com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que precisais de tudo isso. 33Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã; o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia sua pena”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital