Novo Testamento / São Mateus

Convidados ao banquete.

Capítulo 22

1Voltando a ensinar em parábolas, Jesus disse: 2“O Reino dos Céus é como um rei que fez um banquete de casamento para seu filho. 3Mandou seus empregados chamar os convidados para a festa, mas eles não quiseram vir. 4Mandou novamente outros empregados com esta ordem: ‘Dizei aos convidados: Já preparei meu banquete, matei meus bois e os animais cevados, tudo está pronto, vinde para a festa!’ 5Eles, porém, fizeram pouco caso e saíram, um para seu sítio, outro para seus negócios; 6e os demais, apoderando-se dos empregados, insultaram-nos e os mataram. 7O rei ficou furioso e enviou seus soldados, que acabaram com aqueles assassinos e incendiaram sua cidade. 8Disse em seguida a seus empregados: ‘O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos dele. 9Ide, então, às saídas dos caminhos e convidai para o banquete todos os que encontrardes’. 10Os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete ficou cheia de convidados.

A veste nupcial.

11O rei entrou para ver os que estavam à mesa e viu lá um homem que não trajava a veste nupcial. 12Perguntou-lhe: ‘Amigo, como foi que entraste aqui sem a veste nupcial?’ Ele, porém, ficou calado. 13Então o rei ordenou aos servos: ‘Amarrai seus pés e suas mãos e jogai-o lá fora na escuridão. Lá haverá de chorar, rangendo os dentes’. 14Pois muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos’”.

O imposto devido a César.

15Então se retiraram os fariseus e combinaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra. 16Enviaram-lhe seus discípulos com alguns herodianos, que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és sincero e ensinas com franqueza o caminho de Deus, sem dar preferência a ninguém, pois não julgas as pessoas pelas aparências. 17Dize-nos, então, o que te parece: é permitido pagar imposto a César ou não?” 18Jesus, porém, percebendo a malícia deles, respondeu: “Hipócritas! Por que estais querendo tentar-me? 19Mostrai-me a moeda do imposto”. Apresentaram-lhe um denário. 20Ele perguntou: “De quem é esta figura e a inscrição?” 21“De César”, responderam. Então lhes disse: “Devolvei a César o que é de César, mas dai a Deus o que é de Deus”. 22Ouvindo esta resposta, ficaram maravilhados e, deixando-o, foram embora. 23Naquele dia aproximaram-se dele alguns saduceus, que não acreditam na ressurreição, e o interrogaram, dizendo: 24“Mestre, Moisés disse: ‘Se alguém morrer sem deixar filhos, seu irmão deve casar-se com a cunhada, para dar filhos ao irmão. 25Ora, havia entre nós sete irmãos. O mais velho casou-se, mas, morrendo sem filhos, deixou a viúva para o irmão. 26O mesmo aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo. 27Por fim, depois de todos, morreu também a mulher. 28Na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa? Pois todos se casaram com ela…” 29Jesus respondeu-lhes: “Vós estais enganados! Não compreendeis nem as Escrituras nem o poder de Deus. 30Porque, na ressurreição, homens e mulheres não vão se casar: serão como os anjos no céu. 31E a respeito da ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos falou: 32‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!”33E, ouvindo esta doutrina, as turbas se enchiam de grande admiração.

O maior mandamento.

34Quando os fariseus ficaram sabendo que Jesus fizera calar os saduceus, reuniram-se, 35e um deles, doutor da Lei, perguntou-lhe, para colocá-lo em dificuldade: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua mente: 38este é o maior e o primeiro dos mandamentos. 39E o segundo é semelhante a este: Amarás teu próximo como a ti mesmo. 40Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

O Messias, Filho de Davi.

41Estando reunidos os fariseus, Jesus perguntou-lhes: 42“Que pensais a respeito do Messias? Ele é filho de quem?” “Filho de Davi”, responderam. 43E Jesus continuou: “Mas como é que Davi, inspirado pelo Espírito Santo, o chama de senhor, dizendo: 44‘O Senhor disse a meu senhor: senta-te a minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo de teus pés’? 45Se Davi o chama de senhor, como pode ser seu filho?” 46E ninguém foi capaz de dar-lhe uma resposta. Daí em diante, ninguém mais teve coragem de lhe fazer perguntas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital