Novo Testamento / São Mateus

Os doze apóstolos.

Capítulo 10

1Chamando os doze discípulos, Jesus lhes deu poder para expulsar os espíritos impuros e para curar qualquer doença ou enfermidade. 2São estes os nomes dos doze apóstolos: em primeiro lugar, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que o traiu.

Instruções aos apóstolos.

5Esses doze, Jesus os enviou, depois de lhes dar as seguintes instruções: “Não tomeis o caminho que conduz aos pagãos, nem entreis nas cidades dos samaritanos; 6ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7Andando pelo caminho, anunciai que o Reino dos Céus está perto. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar. 9Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro na cintura; 10nem mochila, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado, pois o operário merece seu alimento. 11Entrando em alguma cidade ou aldeia, procurai saber quem nela é digno, e ficai ali até vossa partida. 12Entrando na casa, dirigi-lhe a saudação. 13Se a casa for digna, desça sobre ela vossa paz; se não for, vossa paz volte para vós. 14Se alguém não vos acolher nem atender a vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade, sacudindo a poeira dos pés. 15Na verdade vos digo: no dia do juízo, Deus será menos severo com Sodoma e Gomorra do que com tal cidade”.

Coragem nas perseguições.

16“Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Tomai cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos flagelarão em suas sinagogas. 18Por minha causa sereis conduzidos à presença de governadores e reis para dar testemunho de mim diante deles e dos pagãos. 19Porém, quando vos entregarem, não vos preocupeis com o modo de falar ou com o que dizer. No momento certo vos será inspirado o que deveis falar; 20porque não sois vós que falareis, mas é o Espírito do Pai que falará em vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão, e o pai, o filho; os filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 22Sereis odiados por todos por causa de mim. Mas quem perseverar até o fim será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Na verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do homem. 24O discípulo não está acima do mestre, nem o empregado acima do patrão. 25Ao discípulo basta ser como seu mestre e ao empregado ser como o patrão. Se chamaram de Belzebul o dono da casa, quanto mais a seus familiares? 26Não os temais, portanto; porque nada há de oculto que não seja, um dia, revelado; nada há de secreto que não venha a ser conhecido. 27Dizei em plena luz aquilo que vos digo nas trevas. Anunciai de cima dos telhados aquilo que vos digo ao pé do ouvido. 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei, antes, Aquele que pode fazer a alma e o corpo perecer na geena. 29Não se vendem dois pardais por um centavo? E, no entanto, nenhum deles cai ao chão sem a permissão de vosso Pai. 30E quanto a vós, até os cabelos de vossas cabeças estão contados. 31Por isso, não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que der testemunho de mim diante dos outros, eu também darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me renegar diante dos outros, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus”. 34“Não penseis que vim trazer paz à terra: não vim trazer paz, mas a espada. 35Vim trazer separação entre filho e pai, entre filha e mãe, entre nora e sogra; 36e os inimigos da gente serão os próprios parentes. 37Aquele que ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Aquele que não toma sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem achar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim a encontrará”.

Acolhida aos apóstolos.

40“Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe Aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser ele um profeta, receberá a recompensa própria de um profeta; e quem recebe um justo, por ser ele um justo, receberá a recompensa própria de um justo. 42E aquele que der, nem que seja um copo de água fria a um desses pequenos, porque é meu discípulo – na verdade vos digo – não ficará sem sua recompensa”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital