Antigo Testamento / Números

Descendentes dos levitas – Os filhos de Caat.

Capítulo 4

1Javé falou a Moisés:   2“Dentre os filhos de Levi, faze a contagem dos filhos de Caat, segundo suas famílias e suas casas patriarcais,  3dos que têm entre trinta e cinquenta anos, todos os que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião.  4O encargo dos filhos de Caat na tenda da reunião será cuidar das coisas mais sagradas.  5Quando se levantar o acampamento, Aarão e seus filhos virão tirar o véu de separação e com ele cobrirão a arca do testemunho. 6Colocarão em cima dela uma cobertura de couro fino, sobre a qual estenderão um pano de púrpura violeta, e colocarão os varais na arca.  7Estenderão uma toalha de púrpura violeta sobre a mesa da apresentação e lhe colocarão em cima os pratos, as colheres, as taças e os copos para a libação; e também o pão perene estará sobre ela.  8Sobre esses objetos estenderão um pano escarlate envolto numa cobertura de couro fino e colocarão na mesa os varais. 9Tomarão um pano de púrpura e envolverão o candelabro da luz, as lâmpadas, as espevitadeiras, os cinzeiros e todos os recipientes de óleo que são usados em seu serviço,  10e o colocarão com todos os seus utensílios num estojo de pele fina para pô-lo em cima da padiola.  11Sobre o altar de ouro estenderão um pano de púrpura violeta e o cobrirão com uma cobertura de couro fino, e lhe colocarão os varais.  12Tomarão todos os utensílios usados no serviço do santuário e os envolverão num pano de púrpura violeta, cobrindo-os com uma cobertura de couro fino, e os colocarão na padiola.  13Tirarão do altar as cinzas e estenderão sobre ele um pano de púrpura escarlate. 14Em cima colocarão todos os utensílios empregados no serviço, isto é: braseiros, garfos, pás, bacias e todos os outros acessórios do altar, estenderão em cima uma cobertura de couro fino e lhe colocarão os varais. 15Quando Aarão e seus filhos tiverem acabado de cobrir os objetos do santuário e todos os utensílios sagrados, ao levantarem o acampamento, virão os filhos de Caat para transportá-los, mas sem tocar nas coisas sagradas, para que não morram. Esse é o encargo dos filhos de Caat na tenda da reunião. 16Eleazar, filho do sacerdote Aarão, ficará encarregado do óleo para a iluminação, do incenso aromático, da oblação perpétua e do óleo para a unção, como também da vigilância de todo o tabernáculo e de tudo o que ele contém, do santuário e de seus utensílios”. 17Javé disse a Moisés e a Aarão:  18“Não permitais que seja eliminada dentre os levitas a tribo das famílias dos caatitas.  19Mas fazei assim com eles para conservarem a vida e não morrerem ao se aproximarem das coisas mais sagradas: entrem Aarão e seus filhos e indiquem a cada um seu serviço e seu encargo;  20mas não entrem eles para ver, nem por um instante, as coisas sagradas, pois morreriam”.

Os filhos de Gérson.

21Javé falou a Moisés:  22“Faze o recenseamento também dos filhos de Gérson, segundo suas casas patriarcais e suas famílias.  23Recensearás todos os homens que têm entre trinta e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião.  24Este será o encargo das famílias dos gersonitas, o que devem fazer e o que devem transportar:  25levarão as cortinas do tabernáculo, a tenda da reunião, a cobertura de couro fino, que a recobre, e o véu da entrada da tenda da reunião,  26as cortinas do átrio, o véu da entrada da porta do átrio que rodeia o tabernáculo e o altar, as cordas e todos os utensílios para seu serviço; farão todo o serviço que se refere a essas coisas. 27Todo o serviço dos gersonitas, tudo o que devem transportar e fazer será conforme as ordens de Aarão e de seus filhos; e lhes indicareis tudo que devem transportar.  28Esse é o encargo das famílias dos gersonitas na tenda da reunião; e seu serviço estará sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Aarão.

Os filhos de Merari.

29Contarás também os filhos de Merari segundo suas famílias e suas casas patriarcais.  30Recensearás todos os homens que têm entre trinta e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião.  31São estes os objetos confiados a eles para transportar, conforme todo o seu serviço na tenda da reunião: as tábuas, as vigas, as colunas e as bases do tabernáculo,  32as colunas que rodeiam o átrio e suas bases, as estacas e as cordas com todos os seus acessórios para o serviço; e indicareis a cada um nominalmente os utensílios que devem transportar.   33Esse é o ofício das famílias de Merari, de acordo com todo o seu serviço na tenda da reunião, sob a chefia de Itamar, filho do sacerdote Aarão”.

Recenseamento dos levitas.

34Moisés, Aarão e os chefes da comunidade fizeram o censo dos filhos de Caat, segundo suas famílias e suas casas patriarcais,  35de todos os homens que tinham entre trinta e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião.  36Foram contados, segundo suas famílias, dois mil e setecentos e cinquenta. 37São estes os recenseados das famílias dos caatitas, todos os que prestavam serviço na tenda da reunião, que Moisés e Aarão contaram, cumprindo a ordem de Javé dada a Moisés.  38Foi feito o recenseamento dos filhos de Gérson, segundo suas famílias e suas casas patriarcais,  39de todos os homens que tinham entre trinta e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião;  40estes recenseados segundo suas famílias e suas casas patriarcais foram dois mil e seiscentos e trinta.  41São estes os recenseados dentre as famílias de Gérson, todos os que serviam na tenda da reunião e que Moisés e Aarão recensearam em cumprimento da ordem de Javé.  42Foi feito o recenseamento dos filhos de Merari, segundo suas famílias e suas casas patriarcais,  43de todos os homens que tinham entre trinta anos e cinquenta anos e que se alistariam no exército, para prestar serviço na tenda da reunião; 44estes recenseados segundo suas famílias foram três mil e duzentos.  45São estes os recenseados das famílias de Merari, cujo censo fizeram Moisés e Aarão por ordem de Javé a Moisés. 46O número total dos levitas que Moisés, Aarão e os chefes de Israel recensearam segundo suas famílias e suas casas patriarcais, 47todos os homens de trinta anos até cinquenta anos, que eram aptos para servir no culto e no transporte da tenda da reunião,  48foi de oito mil e quinhentos e oitenta. 49Conforme a ordem de Javé transmitida por Moisés, eles foram recenseados, designando-se para cada um o que devia fazer e o que devia transportar; assim foram recenseados como Javé havia ordenado a Moisés.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital