Antigo Testamento / Números

Festas das aclamações.

Capítulo 29

1No primeiro dia do sétimo mês tereis uma santa assembleia e não fareis nenhum trabalho servil; será para vós o dia de tocar as trombetas.  2Oferecereis em holocausto de perfume agradável a Javé um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito, 3e a oblação correspondente de flor de farinha amassada com óleo, de três décimos pelo novilho, dois dé­cimos pelo carneiro 4e um décimo para cada um dos sete cordeiros, 5e um bode em sacrifício pelo pecado, para oferecer expiação por vós, 6além do holocausto mensal com a oblação correspondente, do holocausto perpétuo com a respectiva oblação e de suas libações prescritas, para serem queimadas em perfume agradável a Javé.

 

O dia das Expiações.

7No dia dez desse sétimo mês haverá uma santa assembleia; jejuareis e não fareis nenhum trabalho servil.  8Oferecereis em holocausto de perfume agradável a Javé um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, que devem ser sem defeito,  9com sua oblação de flor de farinha amassada com óleo: três décimos pelo novilho, dois décimos pelo carneiro,  10um décimo para cada um dos sete cordeiros  11e um bode em sacrifício pelo pecado. Isto, além do sacrifício expiatório próprio do rito da expiação e do holocausto perpétuo, com a oblação e das libações correspondentes.

Festa das Tendas.

12No dia quinze do sétimo mês haverá uma santa assembleia; não fareis nenhum trabalho servil e fareis festa em honra de Javé durante sete dias. 13Oferecereis em holocausto, a ser queimado em perfume agradável em honra de Javé, treze novilhos, dois carneiros, quatorze cordeiros de um ano, sem defeito, 14e sua oblação de flor de farinha amassada com óleo: três décimos para cada um dos treze novilhos, dois décimos para cada um dos dois carneiros, 15um décimo para cada um dos quatorze cordeiros 16e um bode em sacrifício pelo pecado, além do holocausto perpétuo, sua oblação e sua libação. 17No segundo dia oferecereis doze novilhos, dois carneiros e quatorze cordeiros de um ano, sem defeito, 18bem como a oblação e as libações de costume, conforme o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros, 19e um bode pelo pecado, além do holocausto perpétuo, sua oblação e suas libações. 20No terceiro dia oferecereis onze novilhos, dois carneiros e quatorze cordeiros de um ano, sem defeito, 21com a oblação e as libações de costume, conforme o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros, 22e um bode pelo pecado, além do holocausto perpétuo, sua oblação e libação. 23No quarto dia oferecereis dez novilhos, dois carneiros e quatorze cordeiros de um ano, sem defeito, 24com a oblação e as libações de costume, conforme o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros, 25e um bode pelo pecado, além do holocausto perpétuo, sua oblação e libação. 26No quinto dia oferecereis nove novilhos, dois carneiros e quatorze cordeiros de um ano, sem defeito, 27com a oblação e as libações de costume, conforme o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros, 28e um bode pelo pecado, além do holocausto perpétuo, sua oblação e libação. 29No sexto dia oferecereis oito novilhos, dois carneiros e quatorze cordeiros de um ano, sem defeito, 30com a oblação e as libações de costume, conforme o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros, 31e um bode pelo pecado, além do holocausto perpétuo, sua oblação e libação. 32No sétimo dia oferecereis sete novilhos, dois carneiros e quatorze cordeiros de um ano, sem defeito, 33com a oblação e libações de costume, conforme o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros, 34e um bode pelo pecado, além do holocausto perpétuo, sua oblação e libação. 35No oitavo dia tereis uma santa assembleia; não fareis nenhum trabalho servil. 36Oferecereis como holocausto a ser queimado em perfume agradável em honra de Javé, um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito, 37com a oblação e as libações de costume, conforme o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros, 38e um bode pelo pecado, além do holocausto perpétuo, sua oblação e libação. 39São estes os sacrifícios que oferecereis a Javé em vossas solenidades, além de vossas promessas e ofertas espontâneas, dos holocaustos, oblações, libações e sacrifícios de comunhão”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital