Antigo Testamento / Números

Envio de exploradores a Canaã.

Capítulo 13

1Javé disse a Moisés:   2“Envia homens para explorar a terra de Canaã, que vou dar aos israelitas; enviareis um de cada tribo patriarcal, e que sejam todos chefes entre eles”.  3Moisés mandou-os do deserto de Farã, conforme a ordem de Javé; todos eram chefes dos israelitas.  4São estes seus nomes:
Da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur;
5da tribo de Simeão, Safat, filho de Huri;   6da tribo de Judá, Caleb, filho de Jefoné;   7da tribo de Issacar, Igal, filho de José;  8da tribo de Efraim, Oseias, filho de Nun;  9da tribo de Benjamim, Falti, filho de Rafu;  10da tribo de Zabulon, Gediel, filho de Sodi;  11da tribo de José, isto é, da tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi;  12da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali;  13da tribo de Aser, Setur, filho de Miguel;  14da tribo de Neftali, Naabi, filho de Vapsi;  15da tribo de Gad, Guel, filho de Maqui.  16São esses os nomes dos enviados por Moisés para observar a terra. Moisés deu a Oseias, filho de Nun, o nome de Josué. 17Moisés enviou-os para espiar a terra de Canaã e disse-lhes: “Subi daqui ao Negueb e depois escalai as montanhas;  18vede como é a terra e o povo que a habita, se ele é forte ou fraco, se são poucos ou muitos; 19como é a terra por ele habitada, se é boa ou ruim; como são as cidades onde mora, se são abertas ou fortificadas; 20como é o terreno, se é fértil ou pobre e se existem árvores ou não. Sede corajosos e trazei dos produtos da terra”. Era então o tempo das primeiras uvas.  21Subiram, pois, e exploraram a terra desde o deserto de Sin até Roob, à entrada de Emat.  22Tendo subido pelo Negueb, chegaram até Hebron, onde se achavam Aimã, Sesai e Tolmai, os descendentes de Enac. Hebron fora construída sete anos antes de Tânis, cidade do Egito.  23Chegaram ao vale de Escol, onde cortaram um ramo com um cacho de uvas, e dois homens o carregaram numa vara; levaram também romãs e figos.  
24Aquele lugar foi chamado vale de Escol, por causa do cacho que os israelitas haviam cortado ali.

 

 


Relato dos exploradores.

25Quarenta dias depois, voltaram da exploração da terra.  26Ao chegar, apresentaram-se a Moisés, a Aarão e a toda a comunidade dos israelitas no deserto de Farã, em Cades; deram informações a eles e a toda a comunidade e mostraram os frutos da terra.  27Disseram assim a Moisés: “Fomos à terra à qual nos enviaste; nela de fato corre leite e mel, e são estes seus produtos.  28Mas o povo que a habita é forte, as cidades são fortificadas e muito grandes; vimos ali também os descendentes de Enac.  29Os amalecitas moram na região do Negueb; os heteus, os jebuseus e os amorreus, nas montanhas; os cananeus moram à beira-mar e ao longo do Jordão”. 30Então Caleb fez o povo calar diante de Moisés, dizendo: “Subamos para conquistar a terra! Somos capazes, não há dúvida!” 31Mas os outros que haviam ido com ele diziam: “Não podemos atacar esse povo, porque é mais forte do que nós”. 32E falavam mal da terra que haviam explorado, dizendo aos israelitas: “A terra que fomos observar é um país que devora seus habitantes, e todas as pessoas que nela vimos são de grande estatura. 33Vimos ali desses gigantes, isto é, os descendentes de Enac, da raça dos gigantes; tínhamos a impressão de ser gafanhotos, e assim devíamos parecer aos olhos deles”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital