Antigo Testamento / Números

As trombetas.

Capítulo 10

1Javé disse a Moisés:  2“Faze para ti duas trombetas de prata; tu as farás modeladas a martelo; elas te servirão para convocar a assembleia e para dar o sinal de levantar o acampamento.  3Quando tocarem ambas, toda a comunidade se reunirá junto de ti à entrada da tenda da reunião;  4quando tocar uma só, serão os chefes, os comandantes de milhares de Israel, que se reunirão junto de ti.  5Ao toque de alarme, partirão os acampados ao oriente. 6Ao segundo toque de alarme, partirão os acampados do lado sul. Deve-se tocar o alarme para que se ponham a caminho. 7Tocareis também para reunir a comunidade, mas sem toque de alarme.  8Os filhos de Aarão, os sacerdotes, tocarão as trombetas; isto será uma norma perpétua para as vossas gerações.  9Quando no vosso país sairdes para combater contra um adversário que vos oprime, tocareis o alarme com as trombetas; assim sereis lembrados diante de Javé, vosso Deus, e sereis libertados de vossos inimigos.  10Em vossos dias alegres, em vossas festas e no primeiro dia de cada mês, tocareis as trombetas durante vossos holocaustos e vossos sacrifícios de comunhão; isto servirá para vos trazer à lembrança de vosso Deus. Eu sou Javé, vosso Deus”.

Partida do Sinai.

11Aconteceu que no segundo ano, no dia vinte e um do segundo mês, a nuvem levantou-se de cima do tabernáculo do testemunho  12e os israelitas partiram do deserto do Sinai, por etapas, e a nuvem parou no deserto de Farã. 13Assim puseram-se a caminho pela primeira vez por ordem de Javé, transmitida por Moisés. 14Partiu primeiro a bandeira do acampamento de Judá com seus esquadrões. O chefe deles era Naasson, filho de Aminadab;  15o chefe da tribo dos filhos de Issacar era Natanael, filho de Suar;  16o chefe da tribo dos filhos de Zabulon era Eliab, filho de Helon. 17O tabernáculo foi desmontado, e os filhos de Gérson e os filhos de Merari puseram-se a caminho, carregando o tabernáculo. 18Depois partiu a bandeira do acampamento de Rúben com seus esquadrões; era seu comandante Elisur, filho de Sedeur;   19o chefe da tribo dos filhos de Simeão era Salamiel, filho de Surisadai;   20e o chefe da tribo dos filhos de Gad era Eliasaf, filho de Deuel. 21Logo puseram-se a caminho os caatitas, levando o santuário; o tabernáculo foi montado antes que eles chegassem. 22Partiu depois a bandeira do acampamento dos filhos de Efraim, segundo seus esquadrões; seu comandante era Elisama, filho de Amiud; 23o chefe da tribo de Manassés era Gamaliel, filho de Fadassur;  24o chefe da tribo dos filhos de Benjamim era Abidã, filho de Gedeão. 25Depois pôs-se a caminho, na retaguarda de todos os acampamentos, a bandeira do acampamento dos filhos de Dã com seus esquadrões. Chefiava-os Aiezer, filho de Amisadai;  26o chefe da tribo de Aser era Fegiel, filho de Ocrã;  27o chefe da tribo de Neftali era Aíra, filho de Enã. 28Foi nesta ordem que se puseram a caminho os israelitas com seus esquadrões quando partiram. 29Moisés disse a Hobab, filho de Raguel, madianita, seu sogro: “Nós partimos para aquele lugar do qual Javé disse: Eu o darei a vós. Vem conosco e te faremos bem, pois Javé prometeu o bem a Israel”. 30Mas ele disse: “Eu não irei convosco, mas voltarei para minha terra e para junto de meus parentes”. 31Moisés insistiu: “Não nos abandones, pois tu conheces os lugares onde devemos acampar no deserto e assim nos servirás de guia. 32Se vieres conosco, faremos a ti o bem que Javé nos fizer”. 33Assim partiram da montanha de Javé e caminharam três dias; a arca da aliança de Javé ia à frente deles durante os três dias de caminho, para procurar-lhes um lugar de repouso. 34A nuvem de Javé estava por cima deles durante o dia quando partiam do acampamento. 35Quando a arca se punha a caminho, Moisés dizia: “Levantai-vos, Javé, e sejam dispersos vossos inimigos; fujam diante de vós vossos adversários”. 36E quando parava, dizia: “Voltai, Javé, para as multidões de milhares de Israel”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital