Sobre os Sacramentos

 
 

PENITÊNCIA

 
 

 

  1. O que é o Sacramento da Penitência? A Penitência é um sacramento pelo qual os pecados, sejam mortais ou veniais, que tenhamos cometido após o Batismo são perdoados.

  2. O Sacramento da Penitência aumenta a graça de Deus na alma? O Sacramento da Penitência aumenta a graça de Deus na alma,  além de perdoar os pecados; nós devemos, portanto, ir frequentemente à confissão.

  3. Quando instituiu o Nosso Senhor o Sacramento da Penitência? O Nosso Senhor instituiu o Sacramento da Penitência quando Ele assoprou sobre os Apóstolos e deu-lhes o poder de perdoar os pecados, dizendo «Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos» (Jo. 20:23).

  4. De que forma o sacerdote perdoa os pecados? O sacerdote perdoa os pecados pelo poder de Deus, quando ele pronuncia as palavras de absolvição.

  5. Quais são as palavras de absolvição? As palavras de absolvição são: «Eu te absolvo de teus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo

  6. Há alguma condição requerida ao penitente para que haja perdão dos pecados? Para que haja perdão três condições são requeridas ao penitente, nomeadamente: contrição, confissão, e satisfação.

  7. O que é contrição? Contrição é uma profunda dor pelos nossos pecados, que sentimos por termos ofendido a um Deus tão bom, e que é acompanhada por um firme propósito de emenda.

  8. O que é um firme propósito de emenda? Um firme propósito de emenda é a resolução de evitar, pela graça de Deus, não só o pecado, mas também as perigosas ocasiões de pecado.

  9. De que modo obtemos uma profunda dor pelos nosso pecados? Nós podemos obter uma profunda dor pelos nossos pecados pedindo-a sinceramente por meio de oração, e meditando sobre considerações tais que nos possam levar a esta dor.

  10. Que considerações acerca de Deus podem levar-nos à dor pelos nossos pecados? Esta consideração acerca de Deus pode levar-nos à dor pelos nossos pecados: que pelos nossos pecados nós ofendemos a Deus, que é infinitamente bom em Si mesmo e infinitamente bom para nós.

  11. Quais considerações acerca do nosso Salvador podem levar-nos à tristeza pelos nossos pecados? Esta consideração acerca do nosso Salvador pode levar-nos à dor pelos nossos pecados: o nosso Senhor morreu pelos nossos pecados, e aqueles que pecam gravemente « quando crucificam de novo por sua conta o Filho de Deus e o insultam publicamente» (Heb. 6:6).

  12. A dor pelos nossos pecados causada pela perca do Céu e merecimento do Inferno é suficiente  para irmos à confissão?  É suficiente em confissão a dor pelos nosso pecados causada pela perca do Céu e merecimento do Inferno.

  13. O que é perfeita contrição? Perfeita contrição é uma dor pelo pecado que surge puramente do amor a Deus.

  14. Que valor especial tem a perfeita contrição? A perfeita contrição tem este valor especial: que os nossos pecados são-nos perdoados imediatamente, mesmo antes de nos confessarmos; mas, no entanto, se forem mortais, estamos estritamente obrigados a confessá-los posteriormente.

  15. Em que consiste a confissão? A confissão consiste em acusarmo-nos dos nossos pecados a um sacerdote aprovado pelo bispo.

  16. O que dizer de uma confissão em que a pessoa esconde voluntariamente um pecado mortal? Se uma pessoa esconder voluntariamente em confissão um pecado mortal ela é culpada de grande sacrilégio por mentir ao Espírito Santo ao fazer uma má confissão.

  17. O que devemos fazer para nos prepararmos para a confissão? Nós temos quatro coisas a fazer para nos prepararmos para a confissão, nomeadamente: rezar sinceramente a Deus para fazermos uma boa confissão; examinar diligentemente a nossa consciência; tomar tempo e cuidado em fazer um bom ato de contrição; e resolver-se, pelo auxílio de Deus, a renunciar os nossos pecados e a iniciar uma nova vida para o futuro.

  18. Em que consiste a satisfação? A satisfação consiste em cumprir a penitência dada a nós pelo sacerdote.

  19. A penitência dada pelo sacerdote sempre satisfaz por completo pelos nossos pecados? A penitência dada pelo sacerdote nem sempre satisfaz por completo pelos nossos pecados. Nós devemos, portanto, acrescentar outras boas obras e penitências, e tentar ganhar Indulgências.

  20. O que é uma Indulgência? Uma Indulgência é a remissão, dada pela Igreja, da pena temporal que frequentemente resta após a sua culpa ter sido perdoada.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital