Novo Testamento / São João

O sepulcro vazio.

Capítulo 20

1No primeiro dia da semana, de madrugada, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi até o túmulo e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Ela correu e foi procurar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava. E disse-lhes: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o puseram!” 3Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram até o túmulo. 4Ambos corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Abaixando-se, ele viu as faixas no chão, mas não entrou. 6Então chegou também Pedro, que o seguia, e entrou no túmulo. Viu as faixas no chão 7e também o sudário que tinham colocado sobre a cabeça de Jesus: não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Foi então que entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. 9Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. 10Os discípulos voltaram então para casa.

Jesus aparece a Madalena.

11Maria estava chorando perto do túmulo, do lado de fora. Enquanto chorava, inclinou-se para o túmulo 12e viu dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira, outro aos pés do lugar onde tinha estado o corpo de Jesus. 13Eles lhe perguntaram: “Mulher, por que estás chorando?” 14Respondeu-lhes: “Porque levaram meu Senhor, e não sei onde o puseram…” Dizendo isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não sabia que era ele. 15Disse-lhe Jesus: “Mulher, por que estás chorando? A quem procuras?” Pensando que fosse o jardineiro, ela lhe disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste, para que eu vá buscá-lo”. 16Disse-lhe Jesus: “Maria!” Ela, voltando-se, disse-lhe em hebraico: “Rabbuni!”, que significa “Mestre”. 17Disse-lhe Jesus: “Não me segures, pois ainda não subi para o Pai. Mas vai procurar meus irmãos e dize-lhes: ‘Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus’”. 18Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor”, e contou o que ele disse”.

Aparição aos discípulos.

19Na tarde desse mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos estavam reunidos, entrou Jesus, colocou-se no meio e disse-lhes: “A paz esteja convosco!” 20Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. 21De novo lhes disse: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23Àqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos”.

Jesus e Tomé.

24Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor!” Mas ele respondeu-lhes: “Se eu não vir o sinal dos pregos em suas mãos, se não puser meu dedo na marca dos pregos e se não colocar minha mão em seu peito, não acreditarei”. 26Oito dias depois, os discípulos estavam de novo dentro, e Tomé estava com eles. Jesus veio a portas fechadas, colocou-se no meio e disse: “A paz esteja convosco!” 27Em seguida disse a Tomé: “Põe aqui teu dedo, vê minhas mãos, estende a mão, coloca-a em meu peito, e não sejas mais incrédulo, mas crê!”28Tomé respondeu-lhe: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Disse-lhe Jesus: “Tomé, tu creste porque me viste; felizes aqueles que não viram e creram!”

Primeira conclusão do Evangelho.

30Jesus fez ainda, na presença dos discípulos, muitos outros sinais que não se acham escritos neste livro. 31Estes foram escritos, para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital