A Vida Cristã

 
 

Capítulo IX – Os Exercícios Cristãos Diários

 
 

  1. Como devo começar o dia?  Eu devo começar o dia fazendo o sinal da cruz assim que acordar de manhã, e recitando uma pequena oração, tal como: «Ó meu Deus, ofereço o meu coração e minha alma a Vós».

  2. Como devo levantar-me de manhã? Eu devo levantar-me de manhã diligentemente, vestir-me modestamente, ajoelhar-me e recitar as minhas orações matinais.

  3. Deves também ouvir Missa se tiveres tempo e oportunidade de o fazer? Eu devo também ouvir Missa se tiver tempo e oportunidade de o fazer, pois ouvir Missa é de longe a melhor e mais proveitosa de todas as devoções.

  4. É útil fazer meditação diária?  Fazer meditação diária é útil, pois tal foi a prática de todos os Santos.

  5. Em que devemos meditar?  Nós devemos meditar especialmente nas quatro últimas coisas, e na Vida e Paixão do Nosso Santo Senhor.

  6. Devemos ler bons livros com frequência? Nós devemos ler frequentemente bons livros, tais como os Santos Evangelhos, as Vidas dos Santos, e outras obras espirituais, que nutrem a nossa fé e piedade, e nos protegem contra as falsas máximas do mundo.

  7. Que cuidado devemos ter em relação ao comer, beber, dormir e aos divertimentos?  Em relação ao comer, beber, dormir e aos divertimentos, devo usá-los com moderação e com o desejo de agradar a Deus.

  8. Diga a graça antes da refeição. «Senhor, abençoai-nos a nós e ao alimento que vamos tomar, para nos conservarmos no vosso santo serviço. Amém».

  9. Diga a graça depois da refeição. «Senhor, eu Vos dou graças pelo alimento que me destes; fazei-me digno de participar da mesa celeste. Amém».

  10. O que deves fazer para santificar as ações e trabalhos ordinários do dia?  Eu devo santificar as minhas ações e trabalhos ordinários do dia elevando frequentemente o meu coração a Deus enquanto dirijo algumas orações curtas a Ele.

  11. O que deves fazer quando te sentires tentado a pecar?  Quando me sentir tentado a pecar eu devo fazer o Sinal da Cruz no meu coração, e clamar ao Senhor o mais sinceramente possível, dizendo: «Senhor, salvai-me ou perecerei».

  12. Se caíres em pecado, o que deves fazer?  Se cair em pecado devo atirar-me em espírito aos pés de Cristo, e suplicar humildemente o Seu perdão por um sincero ato de contrição.

  13. Quando Deus te envia uma cruz, ou doença, ou dor, o que deves dizer?   Quando Deus envia-me uma cruz, ou doença, ou dor, eu devo dizer: «Senhor, seja feita a Vossa vontade; suporto isto como paga pelos meus pecados».

  14. Quais pequenas orações indulgenciadas farias bem em recitar durante o dia?   Sim, faria bem em recitar frequentemente para mim mesmo durante o dia pequenas orações indulgenciadas tais como:

    Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo; assim como era no princípio, é agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém

    Em todas as coisas, acima de tudo e por todo o sempre seja feita, louvada e exaltada a santíssima, justíssima e amantíssima Vontade de Deus.

    Ó Santíssimo Sacramento, ó Sacramento divino, todo o louvor e graça seja vosso a todo o momento.

    Louvado seja Jesus Cristo, louvado seja para todo o sempre. Meu Jesus, misericórdia; Maria, ajudai-nos.

  15. Como deves acabar o dia?  Eu devo acabar o dia ajoelhando-me e recitando as minhas orações noturnas.

  16. Após as tuas orações noturnas o que deves fazer?  Após as minhas orações noturnas, eu devo observar a devida modéstia em ir deitar-me; ocupar-me com pensamentos sobre a morte; e tentar compor-me para descansar ao pé da Cruz, e reservar os meus últimos pensamentos ao meu Salvador crucificado.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital