Sobre a Fé

 
 

O DÉCIMO ARTIGO DO CREDO

 
 

  1. Qual é o décimo artigo do Credo? O décimo artigo do Credo é «Na remissão dos pecados».

  2. O que entendes por «remissão dos pecados»? Por «remissão dos pecados» quero dizer que Cristo outorgou o poder de perdoar pecados aos pastores da Sua Igreja. (Jo. 20:23).

  3. Por que meios os pecados são perdoados? Os pecados são perdoados principalmente pelos sacramentos do Batismo e da Penitência.

  4. O que é pecado? Pecado é uma ofensa contra Deus por qualquer pensamento, palavra, ato, ou omissão contra a lei de Deus.

  5. Quantas espécies de pecados há? Há duas espécies de pecado: pecado original e pecado atual.

  6. O que é pecado original? Pecado original é aquela culpa e mancha de pecado que herdamos de Adão — o primeiro homem e pai do género humano segundo as leis da natureza.

  7. Qual foi o pecado cometido por Adão? O pecado cometido por Adão foi o pecado da desobediência quando comeu o fruto proibido.

  8. A culpa e mancha do pecado original foi contraída por toda a humanidade? A culpa e a mancha do pecado original foram ambas contraídas por toda a humanidade, com exceção da Santa Virgem, que, pelos méritos de seu Filho Divino, foi concebida sem sequer a mínima culpa ou mancha de pecado original.

  9. Como se chama este privilégio da Santa Virgem? Este privilégio da Santa Virgem é chamado de Imaculada Conceição.

  10. O que é pecado atual? Pecado atual é qualquer pecado que nós mesmos cometemos.

  11. Como se dividem os pecados atuais? Os pecados atuais dividem-se em pecados mortais e pecados veniais.

  12. O que é pecado mortal? Pecado mortal é uma grave ofensa contra Deus.

  13. Por é chamado de pecado mortal? É chamado de pecado mortal porque mata a alma e faz-nos merecer o Inferno.

  14. De que forma o pecado mortal mata a alma? O pecado mortal mata a alma privando-a da graça santificante, que é a vida sobrenatural da alma.

  15. É um grande mal cair em pecado mortal? É o maior de todos os males cair em pecado mortal.

  16. Para onde vão aqueles que morrem em pecado mortal? Aqueles que morrem em pecado mortal vão para o Inferno, onde permanecerão por toda a eternidade.

  17. O que é pecado venial? Pecado venial é uma ofensa que não mata a alma, mas que no entanto desagrada a Deus, e leva frequentemente ao pecado mortal.

  18. Por que é chamado de pecado venial? É chamado de pecado venial porque é mais facilmente perdoado que o pecado mortal.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital