O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,31-35
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
31Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos e, ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo.32Uma multidão estava sentada em volta dele e lhe disseram: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs, estão lá fora a tua procura”. 33Ele respondeu-lhes: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 34E, passando os olhos pelos que estavam sentados a sua volta, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 35Porque todo aquele que faz a vontade de Deus, esse é para mim irmão, irmã e mãe”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Nada disso tinha importância, já que o critério seria a submissão à vontade do Pai. Portanto, o ponto de contato estaria no nível interno, existencial. Por pautarem suas vidas em idêntico projeto, cujo referencial era o Pai, Jesus e seus discípulos formariam uma grande família.
Este critério de familiaridade com Jesus supera toda limitação espaço-temporal. Entre nós e Jesus se estabelecem estreitos laços de relacionamento, quando nos deixamos guiar pela mesma vontade divina. A identificação dar-se-á na semelhança de atitudes, uma vez que seremos levados a agir como ele.
Por outro lado, o espírito de família impor-se-á entre nós, cristãos, quando nos encontrarmos unidos numa ação comum, fundada no amor e na justiça. Só então saberemos que somos irmãos e irmãs de Jesus. Este é o parentesco espiritual gerado pela opção pelo Reino, da qual nasce a verdadeira família de Jesus, que engloba todas as raças e culturas.