O Senhor esteja convosco.
Ele esta no meio de nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2,13-17
Gloria a Vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
13Jesus saiu de novo para a beira do mar; toda a multidão ia até ele, e ele os ensinava. 14Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado junto à banca de impostos, e lhe disse: “Segue-me”. Ele se levantou e o seguiu. 15Estando Jesus à mesa na casa dele, muitos publicanos e pecadores tomaram lugar com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos deles que o seguiam. 16Quando os escribas dos fariseus o viram comendo com os pecadores e os publicanos, perguntaram a seus discípulos: “Por que ele come e bebe com os publicanos e os pecadores?” 17Jesus, que tinha ouvido tudo, disse-lhes: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Não vim chamar os justos, mas os pecadores”.
Palavra da Salvação.
Gloria a Vós, Senhor.
Quem haveria de pensar que um cobrador de impostos pudesse se converter em discípulo de Jesus? Sua profissão tornava-o desprezível. Tidos como colaboradores dos opressores romanos e exploradores do povo judeu, os cobradores de impostos eram tidos como pecadores. E como tal deveriam ser tratados. O que se poderia esperar deles, uma vez que, descaradamente, assumiam o papel odioso de traidores?
Jesus, porém, não pensou assim, e ordenou a Lei que deixasse sua banca de arrecadação e o seguisse. Para espanto de todos, a ordem foi imediatamente cumprida. E o publicano tornou-se discípulo de Jesus, passando a compartilhar sua vida e missão. As rupturas exigidas pelo discipulado não o intimidaram. Ele teria, pela frente, uma vida de pobreza, de contínuos deslocamentos em função do Reino, de total abnegação no serviço aos mais pobres e sofredores, de cansaços e fadigas. Tudo muito diferente da vida cômoda e abastada que levava.
Embora, num primeiro momento, não fosse capaz de perceber toda a densidade de sua decisão, Levi levantou-se e pôs a seguir Jesus. É a atitude típica de quem se sente chamado a seguir o Mestre.