Novo Testamento / São Tiago

Dominar a língua.

Capítulo 3

1Meus irmãos, que não sejam muitos aqueles dentre vós que se tornam mestres, sabendo que receberemos um julgamento mais severo, 2pois todos nós erramos em muitas coisas.
Se alguém não peca por palavras, é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo.
3Quando pomos um freio na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, governamos todo o corpo deles. 4Vede também os navios: por maiores que sejam, mesmo levados por ventos violentos, são dirigidos por um pequeno leme, segundo a vontade do piloto. 5Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Vede que basta uma pequena chama para incendiar uma floresta imensa. 6Também a língua é um fogo, é o mundo do mal, esta língua, colocada entre nossos membros: contamina o corpo todo e incendeia o ciclo da criação, inflamada como está pela geena. 7De fato, todo tipo de animais e de aves, de répteis e de seres marinhos são domados e foram domados pelo homem. 8Mas a língua, ninguém a pode domar: é uma praga sem descanso, cheia de veneno mortal. 9Com ela bendizemos o Senhor e Pai e com ela maldizemos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10Da mesma boca saem a bênção e a maldição. Ora, isto não deve ser assim, meus irmãos. 11Acaso a fonte jorra pelo mesmo orifício água doce e salobra?
12A figueira, meus irmãos, pode dar azeitonas, ou a videira, figos? Tampouco uma fonte salgada pode produzir água doce.

A verdadeira e a falsa sabedoria.

13Quem dentre vós é sábio e inteligente? Que ele mostre por uma boa conduta suas obras feitas com mansidão e sabedoria. 14Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e rivalidades, não vos orgulheis e não faleis mentiras contra a verdade. 15Não é esta a sabedoria que vem do alto: é terrestre, animal, diabólica; 16pois onde há ciúmes e rivalidades, aí reinam a desordem e todo o tipo de más ações. 17Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. 18É na paz que o fruto da justiça é semeado para aqueles que promovem a paz.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital