Novo Testamento / São Mateus

Antepassados de Jesus.

Capítulo 1

1Lista dos antepassados de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão foi pai de Isaac. Isaac, pai de Jacó. Jacó, pai de Judá e de seus irmãos. 3Da união de Judá e Tamar nasceram Farés e Zara. Farés foi pai de Esrom. Esrom, pai de Aram. 4Aram foi pai de Aminadab. Aminadab, pai de Naasson. Naasson, pai de Salmon. 5Da união de Salmon e Raab nasceu Booz. Da união de Booz e Rute nasceu Obed. Obed foi pai de Jessé. 6Jessé foi pai do rei Davi.
Da união de Davi com aquela que fora mulher de Urias, nasceu Salomão.
7Salomão foi pai de Roboão. Roboão, pai de Abias. Abias, pai de Asa. 8Asa foi pai de Josafá. Josafá, pai de Jorão. Jorão, pai de Ozias. 9Ozias foi pai de Joatão. Joatão, pai de Acaz. Acaz, pai de Ezequias. 10Ezequias foi pai de Manassés. Manassés, pai de Amon. Amon, pai de Josias. 11Josias foi pai de Jeconias e de seus irmãos no tempo do exílio de Babilônia. 12E depois do exílio de Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel. Salatiel, pai de Zorobabel. 13Zorobabel foi pai de Abiud. Abiud, pai de Eliacim. Eliacim, pai de Azor. 14Azor foi pai de Sadoc. Sadoc, pai de Aquim. Aquim, pai de Eliud. 15Eliud foi pai de Eleazar. Eleazar, pai de Matã; Matã, pai de Jacó. 16Jacó foi pai de José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
17Portanto, de Abraão até Davi, são quatorze gerações; de Davi até o exílio de Babilônia, são quatorze gerações; e do exílio de Babilônia até Cristo, quatorze gerações.

Nascimento de Jesus.

18Assim aconteceu o nascimento de Jesus: Maria, sua mãe, era noiva de José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida por obra do Espírito Santo. 19José, seu noivo, sendo uma pessoa de bem, não quis que ela ficasse com o nome manchado e resolveu abandoná-la sem ninguém o saber. 20Enquanto planejava isso, teve um sonho em que lhe apareceu um anjo do Senhor para dizer-lhe: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque a criança que ela tem em seu seio vem do Espírito Santo. 21Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta com estas palavras:23“A virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, nome que significa ‘Deus conosco’”. 24Quando acordou, José fez o que o anjo do Senhor havia mandado. Levou sua esposa para casa 25e, sem que a ela se unisse, ela teve um filho. E José lhe deu o nome de Jesus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital