Novo Testamento / São Lucas

O administrador desonesto.

Capítulo 16

1Dizia também aos discípulos: “Havia um homem rico que tinha um administrador. Este foi acusado perante ele de dissipar seus bens. 2Chamou-o então e disse-lhe: ‘Que é isso que estou ouvindo a teu respeito? Presta contas de tua administração, porque não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador pensou: ‘O que vou fazer, já que meu patrão retira de mim a administração? Para ser lavrador, não tenho saúde… Ficar mendigando, sinto vergonha… 4Ah! já sei o que vou fazer, para que, despedido da administração, me acolham em suas casas’. 5Chamou um por um os devedores do patrão e disse ao primeiro: ‘Quanto deves a meu patrão?’ 6Respondeu: ‘Cem barris de azeite’. Disse-lhe o administrador: ‘Toma tua fatura, senta-te depressa e escreve: cinquenta’. 7Depois disse ao outro: ‘E tu, quanto estás devendo?’ ‘Cem sacos de trigo’, respondeu. E disse o administrador: ‘Toma tua fatura e escreve: oitenta’. 8O patrão louvou o administrador desonesto por ter agido com habilidade. Pois os que pertencem a este mundo são mais hábeis no trato com seus semelhantes do que os que pertencem à luz. 9Pois eu vos digo: fazei amigos com o dinheiro injusto, a fim de que, quando ele faltar, vos recebam nas moradas eternas”.

A fidelidade a Deus.

10“Quem é fiel nas coisas pequenas é fiel também nas grandes. Quem é desonesto nas coisas pequenas, é desonesto também nas grandes. 11Portanto, se não fostes fiéis ao lidar com a riqueza injusta, quem vos confiará a verdadeira? 12E se não fostes fiéis ao lidar com a riqueza alheia, quem vos dará o que vos pertence?”

Os dois patrões.

13“Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou odiará um e amará o outro, ou ficará com este e abandonará aquele. Não podeis servir a Deus e à riqueza”.

Advertência aos fariseus.

14Os fariseus, que eram avarentos, ouviam isto tudo e zombavam dele. 15Jesus disse-lhes: “Vós sois daqueles que procuram parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece vossos corações; pois o que é elevado para os homens é abominável diante de Deus”.

O Reino de Deus.

16“A Lei e os Profetas duraram até João; desde então o Reino de Deus está sendo anunciado, e todos se esforçam para entrar nele”.

A Lei permanece.

17“É mais fácil passar o céu e a terra do que cair uma vírgula sequer da Lei”.

O divórcio.

18“Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra é adúltero; como também é adúltero quem se casa com uma divorciada”.

Lázaro e o rico.

19“Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e de linho fino e que diariamente fazia festa com grandes banquetes. 20Jazia a sua porta um pobre, chamado Lázaro, coberto de feridas. 21Bem que desejava matar a fome com os restos que caíam da mesa do rico. E até os cães vinham lamber-lhe as feridas. 22Aconteceu que o pobre morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. Também o rico morreu e foi enterrado. 23Lá na região dos mortos, entre tormentos, o rico ergueu os olhos e viu ao longe Abraão e Lázaro em seu seio.24Ele gritou: ‘Pai Abraão, tem pena de mim! Manda Lázaro molhar na água a ponta do dedo para me refrescar a língua, pois estou penando muito nestas chamas!’ 25Abraão respondeu: ‘Meu filho, lembra-te que durante a vida recebeste teus bens e Lázaro igualmente seus males. Agora, ele é consolado e tu és torturado. 26Além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, para que os que quiserem passar daqui para vós não possam; e que daí tampouco possam chegar até nós’. 27Então, o rico disse: ‘Pai, por favor, manda Lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. 28Que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também eles para este lugar de tormentos’. 29Disse-lhe Abraão: ‘Eles têm Moisés e os profetas: que os ouçam!’ 30O rico respondeu: ‘Não, pai Abraão, mas se alguém dentre os mortos for a sua procura, eles se converterão’. 31Mas Abraão disse: ‘Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, mesmo que alguém ressuscite dos mortos, não se deixarão persuadir’”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital