Novo Testamento / São Lucas

Coragem para testemunhar.

Capítulo 12

1Entretanto, as multidões iam ajuntando-se aos milhares, a ponto de pisarem uns nos outros; e Jesus começou a dizer, antes de tudo, a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada oculto que não seja descoberto; nada de secreto que não venha a ser conhecido. 3Por isso, tudo o que tiverdes falado no escuro será ouvido em plena luz; e o que tiverdes falado ao pé do ouvido, no interior da casa, vai ser proclamado sobre os telhados. 4Eu vos digo, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de matar, tem o poder de lançar na geena. Sim, eu vos digo, a esse deveis temer. 6Não se vendem cinco pardais por dois asses? No entanto, de nenhum deles Deus se esquece. 7Mais que isso: até os cabelos de vossas cabeças estão todos contados. Portanto, não tenhais medo: vós valeis mais do que muitos pardais. 8Eu vos digo: todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também o Filho do homem vai declarar-se a seu favor diante dos anjos de Deus; 9mas o que me renegar diante dos homens será renegado diante dos anjos de Deus. 10Quem falar contra o Filho do homem alcançará perdão; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não terá perdão.11Quando vos levarem às sinagogas, à presença dos magistrados e das autoridades, não fiqueis aflitos, imaginando como vos defendereis ou o que direis; 12porque o Espírito Santo vos ensinará naquela hora o que será preciso dizer”.

Perigo da avareza.

13Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança”. 14“Homem – respondeu-lhe Jesus – quem me constituiu para ser vosso juiz ou mediador sobre vossos bens?” 15Em seguida, disse-lhes: “Cuidado! Fugi de toda avareza, porque, mesmo possuindo uma grande fortuna, a vida da pessoa não depende de suas riquezas”. 16Contou-lhes, então, esta parábola: “Havia um homem rico, cujas terras produziram grande colheita. 17Ele ficou pensando: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então disse: ‘Farei assim: vou demolir meus celeiros e construir outros maiores. Neles guardarei todo o meu trigo e meus bens, 19e direi a mim mesmo: Tu tens uma grande quantidade de bens em depósito para muitos anos. Descansa, come, bebe, comemora!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco, nesta mesma noite tua vida vai ser requisitada! E para quem vai ficar o que ajuntaste?’ 21Assim é aquele que ajunta tesouros para si e não é rico diante de Deus”.

A Providência divina.

22Disse depois a seus discípulos: “Por isso vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, com o que comereis, nem por vosso corpo, com o que vestireis. 23Pois a vida vale mais que o alimento, e o corpo mais que as roupas. 24Observai os corvos: não semeiam nem colhem, não têm celeiro nem despensa; e, no entanto, Deus os alimenta. Quanto mais valeis do que as aves! 25Quem de vós consegue, com suas preocupações, acrescentar um côvado ao curso de sua vida? 26Se, portanto, não podeis fazer nem as mínimas coisas, por que estais preocupados com as outras? 27Observai os lírios: como crescem! Não trabalham nem fiam. Ora, eu vos digo, nem Salomão, no auge de sua glória, vestiu-se como um deles. 28Se, pois, Deus veste assim a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais fará por vós, gente pobre de fé? 29Vós também, não fiqueis procurando o que haveis de comer ou beber, nem fiqueis ansiosos. 30Porque os pagãos do mundo é que vivem preocupados com tudo isso; mas vosso Pai sabe que precisais disso. 31Buscai primeiro seu reino, e estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 32Não tenhais medo, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. 33Vendei vossos bens e dai o dinheiro em esmola. Fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro que não se esgota nos céus, aonde o ladrão não chega nem a traça corrói. 34Porque onde estiver vosso tesouro, aí estará também vosso coração”.

A vigilância.

35“Estejam cingidos vossos rins e acesas vossas lâmpadas. 36Sede como homens que esperam o patrão que está para voltar das núpcias, para lhe abrir logo que ele chegar e bater.37Felizes os servos que o patrão, ao chegar, encontrar vigilantes! Na verdade vos digo: o patrão colocará o avental, fará com que tomem lugar à mesa e aproximando-se os servirá.38Se ele chegar na segunda ou na terceira vigília, e os encontrar assim, felizes deles!39Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse em que hora viria o ladrão, não o deixaria arrombar sua casa. 40Vós também, ficai preparados, porque na hora que não pensais, o Filho do homem virá!”

O empregado fiel.

41Disse então Pedro: “Senhor, é para nós que contas esta parábola, ou para todos?”42Respondeu-lhe o Senhor: “Quem é, pois, o administrador fiel e prudente, que o patrão porá à frente de seus criados, para lhes dar o alimento no tempo devido? 43Feliz daquele servo que, ao chegar, o patrão encontrar agindo assim! 44Na verdade vos digo: vai dar-lhe poder sobre todos os seus bens. 45Mas se aquele servo ficar pensando: ‘Meu patrão está demorando a chegar’, e começar a espancar criados e criadas, a comer, beber e embriagar-se,46virá o patrão desse servo no dia que não espera e na hora que não sabe; vai dar-lhe um tremendo castigo e lhe dará o destino dos infiéis. 47O empregado que, conhecendo a vontade do patrão, nada preparou e não lhe obedeceu, receberá grande número de açoites.48Aquele que, sem conhecer a vontade do patrão, fizer o que mereça castigo, receberá um pequeno número. Àquele a quem muito se deu, muito será pedido, e daquele a quem muito se entregou, mais se exigirá.

Jesus, sinal de contradição.

49Eu vim lançar um fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e qual não é minha angústia até que seja consumado! 51Pensais, acaso, que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo, mas a divisão. 52Porque de agora em diante, numa casa de cinco pessoas haverá divisão: três contra duas e duas contra três.53Dividir-se-ão: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra”.

Saber entender o tempo.

54E dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem levantar-se no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’, e assim acontece. 55E quando vedes soprar o vento sul, dizeis: ‘Vai fazer calor’, e tal acontece. 56Hipócritas! sabeis decifrar o aspecto da terra e do céu, e como então não sabeis discernir o tempo presente?”

Reconciliação.

57“Mas por que, por vós mesmos, não julgais o que é justo? 58Assim, quando vais com teu adversário à presença do magistrado, esforça-te para entrar em acordo com ele pelo caminho, para que não te arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao carcereiro, e o carcereiro te ponha na prisão. 59Eu te digo: de lá não sairás até pagares o último centavo”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital