Novo Testamento / São Lucas

Missão dos discípulos.

Capítulo 10

1Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e mandou-os, dois a dois, a sua frente, a todas as cidades e lugares aonde ele pensava ir. 2Dizia-lhes: “A messe é grande, mas os operários são poucos; por isso, rogai ao Senhor da messe que mande mais operários para sua messe. 3Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias; e não saudeis ninguém pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’ 6E se lá houver quem ame a paz, vossa paz ficará com ele; do contrário, ela voltará a vós. 7Ficai nesta mesma casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o operário merece seu salário. Não fiqueis andando de uma casa para outra. 8Em toda cidade em que entrardes e fordes bem recebidos, comei o que vos for servido, 9curai os doentes que lá houver e dizei-lhes: ‘Chegou para vós o Reino de Deus’. 10Mas em qualquer cidade em que entrardes e não vos acolherem, saí pelas praças e dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade que nos ficou nos pés sacudimos contra vós. Mas ficai sabendo que o Reino de Deus chegou’. 12Eu vos afirmo que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para tal cidade”.

As cidades impenitentes.

13“Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres realizados em vosso meio tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo se teriam convertido, vestidas de luto e sentadas sobre cinza! 14Assim, no juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós! 15E tu, Cafarnaum, pensas que serás elevada até o céu? Serás rebaixada até o inferno! 16Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita rejeita Aquele que me enviou”.

Grandeza dos discípulos.

17Os setenta e dois voltaram contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios se submetem a nós em teu nome!” 18Respondeu-lhes Jesus: “Eu via Satanás caindo do céu como um raio.19Eu vos dei o poder de pisar em serpentes, escorpiões e em toda a força do Inimigo, e nada vos fará mal. 20Mas ficai alegres, não tanto porque os espíritos se vos submetem, e sim porque vossos nomes estão escritos no céu”.

O Pai se revela aos simples.

21Naquele momento, exultou Jesus de alegria no Espírito Santo e disse: “Eu vos bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque estas coisas que escondestes aos sábios e entendidos, vós as revelastes à gente simples. Sim, Pai, porque assim foi de vosso agrado. 22O Pai me entregou todas as coisas, e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

Os tempos messiânicos.

23Voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não o viram; quiseram ouvir o que vós ouvis e não o ouviram!”

O maior mandamento.

25Levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus, para pô-lo à prova: “Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” 26Jesus disse-lhe: “Que está escrito na Lei? Como é que lês?” 27O outro respondeu: ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e com toda a tua mente; e teu próximo como a ti mesmo’28Jesus lhe disse: “Respondeste bem. Faze isto e terás a vida!” 29Mas este, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é meu próximo?”

O bom samaritano.

30Retomando a palavra, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de assaltantes, que roubaram tudo o que tinha, agrediram-no a pauladas e fugiram, deixando-o quase morto. 31Por acaso descia um sacerdote por aquele caminho: viu-o e seguiu adiante. 32De igual modo um levita, chegando àquele lugar, ao vê-lo, seguiu em frente. 33Um samaritano, porém, que ia de viagem, chegou perto dele e, ao vê-lo, teve compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos em suas feridas, derramando óleo e vinho; depois montou-o em seu próprio animal, levou-o a uma pensão e cuidou dele. 35No dia seguinte, tirou duas moedas e, entregando-as ao hospedeiro, disse-lhe: ‘Cuida dele, e o que gastares a mais, na volta eu o pagarei’. 36Qual dos três, em tua opinião, comportou-se como próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que o tratou com bondade”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze o mesmo!”

Marta e Maria.

38Aconteceu que, durante a viagem, Jesus entrou num povoado. Uma mulher, de nome Marta, hospedou-o em sua casa. 39Ela tinha uma irmã chamada Maria que, sentada aos pés do Senhor, escutava sua palavra. 40Marta, absorvida pelo muito serviço, aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha no serviço? Dize-lhe que me ajude”. 41Em resposta, o Senhor lhe disse: “Marta, Marta, andas ansiosa e preocupada com muitas coisas; 42todavia, uma só coisa é necessária. Pois Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital