Novo Testamento / São João

Aparição no mar de Tiberíades.

Capítulo 21

1Depois disso, Jesus manifestou-se novamente aos discípulos junto ao mar de Tiberíades. Manifestou-se assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e dois outros de seus discípulos. 3Disse-lhes Simão Pedro: “Vou pescar”. Disseram-lhe os outros: “Vamos também contigo”. Saíram e subiram à barca. Naquela noite nada apanharam. 4Pela manhã, Jesus estava na praia. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Perguntou-lhes Jesus: “Filhos, tendes algum peixe?” “Não”, responderam eles. 6Disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca e encontrareis”. Lançaram-na pois, e já não podiam puxá-la, por causa da grande quantidade de peixes. 7Nisso, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Ao ouvir que era o Senhor, Simão Pedro vestiu a túnica, pois estava despido, e lançou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, pois não estavam longe da terra, mas a uma distância de duzentos côvados, arrastando a rede com os peixes. 9Quando saltaram em terra, viram brasas e um peixe em cima delas, e pão. 10Disse-lhes Jesus: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Simão Pedro subiu à barca e arrastou para a praia a rede cheia de peixes grandes: cento e cinquenta e três. E, apesar de serem tantos, a rede não se rompeu.12Disse-lhes Jesus: “Vinde e comei!” Nenhum dos discípulos tinha coragem de perguntar-lhe: “Quem és tu?”, sabendo que era o Senhor. 13Jesus veio, tomou o pão e lhes deu; e fez a mesma coisa com o peixe. 14Foi esta a terceira vez que Jesus manifestou-se a seus discípulos depois que ressuscitou dos mortos.

Pedro, chefe dos apóstolos.

15Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Ele lhe disse: “Apascenta meus cordeiros 16Perguntou-lhe de novo, uma segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo!” Disse-lhe Jesus: “Apascenta minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez perguntou-lhe Jesus: “Simão, filho de João, tu me amas?” Entristeceu-se Pedro por ter ele perguntado pela terceira vez: ‘Tu me amas?’ e lhe disse: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo!” Disse-lhe Jesus: “Apascenta minhas ovelhas. 18Na verdade, na verdade, te digo: quando eras jovem, cingias-te a ti mesmo e ias para onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e um outro te cingirá e te levará para onde não queres”. 19Disse isto para indicar com que tipo de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Quando acabou de falar, disse-lhe: “Segue-me”.

O futuro do discípulo amado.

20Voltando-se, Pedro viu que os seguia o discípulo a quem Jesus amava, aquele que na ceia se reclinara sobre seu peito e perguntara: “Senhor, quem é que vai te entregar?” 21Vendo-o, pois, perguntou Pedro a Jesus: “Senhor, e este?” 22Respondeu-lhe Jesus: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Tu, segue-me!” 23Por isso, divulgou-se entre os irmãos o boato de que esse discípulo não morreria. Entretanto, Jesus não disse que não morreria, mas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”

Segunda conclusão do Evangelho.

24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e as escreveu, e sabemos que seu testemunho é verdadeiro. 25Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seriam escritos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital