Novo Testamento / São João

As bodas de Caná.

Capítulo 2

1No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia e lá se encontrava a mãe de Jesus. 2Também Jesus foi convidado para a festa junto com seus discípulos.3Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, que importa isso a mim e a ti? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”. 6Havia lá seis talhas de pedra, destinadas às purificações dos judeus. Cada uma delas podia conter cerca de dois ou três barris. 7Disse Jesus aos serventes: “Enchei de água as talhas”. Eles as encheram até a boca. 8Disse-lhes então: “Tirai agora e levai ao mestre-sala”. Eles levaram. 9O mestre-sala provou a água transformada em vinho, e não sabia donde viera aquele vinho, embora o soubessem os serventes que haviam tirado a água; chamou então o noivo 10e disse-lhe: “Todo mundo serve primeiro o bom vinho e, quando os convidados já tiverem bebido muito, serve o vinho inferior. Tu, porém, guardaste até agora o vinho bom…” 11Deste modo iniciou Jesus, em Caná da Galileia, os seus sinais. Manifestou sua glória, e seus discípulos começaram a crer nele. 12Depois disso desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Lá permaneceram poucos dias.

A purificação do templo.

13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14No templo encontrou gente a vender bois, ovelhas e pombas, e também cambistas em suas bancas. 15Com umas cordas fez um chicote e expulsou a todos do templo, com as ovelhas e os bois. Espalhou o dinheiro dos cambistas e derrubou suas mesas. 16Aos que vendiam pombas disse: “Tirai daqui estas coisas! Parai de fazer da casa de meu Pai um mercado!” 17Seus discípulos então se lembraram de que está escrito: “O zelo por tua casa me devorará”. 18Perguntaram-lhe os judeus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Jesus respondeu-lhes: “Podeis destruir este templo, que em três dias eu o levantarei de novo”. 20Disseram-lhe os judeus: “Quarenta e seis anos durou a construção deste templo, e em três dias tu o levantarás?”21Mas ele se referia àquele templo que é seu corpo. 22Por isso, quando ele ressuscitou dos mortos, seus discípulos se lembraram de que havia dito isto e creram na Escritura e na palavra que ele havia dito.

A primeira Páscoa.

23Enquanto ficou em Jerusalém para a festa da Páscoa, muitos creram em seu nome ao verem os sinais que fazia. 24Mas Jesus não confiava neles, porque conhecia a todos 25e não precisava ser informado sobre ninguém, pois ele bem sabia o que estava dentro de cada pessoa.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital