Antigo Testamento / Rute

Booz casa-se com Rute.

Capítulo 4

1Booz subiu à porta da cidade e sentou-se ali. Vendo passar o parente do qual tinha falado, disse-lhe: “Fulano, vem e senta-te aqui”. O homem aproximou-se e sentou-se. 2Booz escolheu dez homens dentre os anciãos da cidade e lhes disse: “Sentai-vos aqui”. Eles se sentaram. 3Então disse ao homem que tinha o direito de resgate: “Noemi, aquela que veio dos campos de Moab, quer vender a parte do terreno que pertencia a nosso parente Elimelec. 4Resolvi informar-te disso, dizendo-te: ‘Compra-o na presença dos que estão aqui sentados e dos anciãos de meu povo’. Se quiseres resgatá-lo, resgata-o; mas se não o quiseres, declara-o, para eu tomar conhecimento. Pois não há outro que possa resgatá-lo a não ser tu e, depois de ti, eu”. Ele respondeu: “Vou resgatá-lo”. 5Replicou Booz: “No dia em que adquirires esse campo da mão de Noemi, estarás adquirindo também Rute, a moabita, a mulher daquele que morreu, para perpetuar o nome do morto sobre seu patrimônio”. 6Então respondeu o que tinha o direito de resgate: “Assim não posso exercer meu direito, pois iria prejudicar meu patrimônio. Resgata tu o que eu deveria resgatar, pois não posso fazê-lo”. 7Ora, antigamente era costume* em Israel, em caso de resgate ou de alienação, para convalidar o ato, um tirar a sandália e entregá-la ao outro; era esse o modo de testemunhar em Israel. 8Disse então a Booz o resgatador: “Compra-o para ti”, e tirou a sandália. 9Booz disse aos anciãos e a todo o povo: “Sois testemunhas hoje de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimelec, a Quelion e a Maalon. 10Ao mesmo tempo adquiro por mulher Rute, a moabita, viúva de Maalon, para restaurar o nome do falecido sobre sua herança e para que o nome do falecido não desapareça do meio de seus irmãos, nem da porta de sua cidade. Disso sois testemunhas hoje”. 11Todo o povo que se achava junto à porta, bem como os anciãos, responderam: “Nós somos testemunhas! Que Javé faça a essa mulher que entra em tua casa como fez a Raquel e a Lia, que fundaram a casa de Israel.
Torna-te poderoso em Éfrata,
adquire um nome em Belém.
12E seja tua casa semelhante à de Farés,
que Tamar deu à luz para Judá,
graças à posteridade que Javé vai te dar desta jovem”.
 

13Assim Booz desposou Rute, que se tornou sua esposa. Uniu-se a ela, e Javé deu a Rute a graça de conceber, e ela deu à luz um filho. 14As mulheres disseram então a Noemi: “Bendito seja Javé que não te deixou hoje sem um redentor; que o nome dele seja famoso em Israel! 15Possa ele reanimar tua vida e te apoiar na velhice, pois quem o gerou é tua nora, que te ama e que vale para ti mais do que sete filhos”. 16Noemi tomou o menino no colo e serviu-lhe de ama. 17As vizinhas* deram-lhe um nome, dizendo: “Nasceu um filho a Noemi” e o chamaram Obed†. Foi ele o pai de Jessé, pai de Davi. 

Genealogia de Davi. 

18Esta é a posteridade de Farés: Farés gerou Hesron. 19Hesron gerou Ram e Ram gerou Aminadab. 20Aminadab gerou Naasson e Naasson gerou Salmon. 21Salmon gerou Booz e Booz gerou Obed. 22Obed gerou Jessé e Jessé gerou Davi.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital