Novo Testamento / Romanos

Saudação.

Capítulo 1

1Paulo, servo do Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, escolhido para anunciar a Boa Nova de Deus, 2que ele tinha prometido nas Sagradas Escrituras por meio de seus profetas, 3a respeito de seu Filho, nascido da estirpe de Davi segundo a carne 4e constituído Filho de Deus com poder segundo o Espírito santificador, por sua ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 5Por meio dele recebemos o dom do apostolado, para obter a obediência da fé da parte de todos os povos para a glória de seu nome; 6e entre estes estais também vós, chamados por Jesus Cristo. 7Para vós todos que morais em Roma, bem-amados de Deus e santos por vocação, a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Ação de graças. Paulo deseja visitar os cristãos de Roma.

8Começo dando graças a meu Deus por meio de Jesus Cristo, por vós todos, porque a fama de vossa fé se expande no mundo inteiro. 9Deus, a quem presto um culto espiritual anunciando o Evangelho de seu Filho, pode testemunhar que me lembro de vós sem cessar,10pedindo continuamente em minhas orações para ter enfim ocasião favorável de ir até vós, se Deus quiser. 11Pois tenho grande desejo de ver-vos, a fim de vos comunicar algum dom espiritual para vos fortalecer, 12ou antes, para sentir entre vós o conforto da fé que nos é comum, a vós e a mim. 13Não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes fiz projetos de ir até vós, mas fui impedido até hoje, a fim de colher algum fruto também entre vós, como o fiz entre as outras nações. 14Tenho dívidas para com gregos e bárbaros, sábios e ignorantes; 15por isso estou pronto, o quanto depende de mim, para pregar o Evangelho também a vós, habitantes de Roma.

Síntese do tema.

16Não me envergonho do Evangelho, porque ele é força de Deus para a salvação de todo aquele que crê, do judeu primeiro, e depois do grego. 17É nele que se revela a justiça de Deus, que nasce da fé e à fé conduz, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Os pecados dos gentios.

18Com efeito, a ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda impiedade e toda injustiça dos homens que prendem a verdade na injustiça; 19pois o que se pode saber de Deus é conhecido entre eles: com efeito, Deus o revelou a eles. 20De fato, o que nele há de invisível, seu poder eterno e sua divindade, manifesta-se à inteligência desde a criação do mundo através de suas obras, de modo que eles não têm desculpa; 21pois, embora conhecessem a Deus, não lhe renderam a glória nem a ação de graças que competem a Deus, mas perderam a razão em seus raciocínios, e seu coração insensato foi dominado pelas trevas: 22julgando-se sábios, tornaram-se loucos 23e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens que representam o homem corruptível, aves, quadrúpedes e répteis.

Punição divina.

24Por isso, Deus os entregou, segundo os desejos de seus corações, à impureza com que eles mesmos desonram seus corpos; 25eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adoraram e serviram a criatura em vez do Criador, que é bendito eternamente. Amém! 26Então Deus os entregou a paixões degradantes: suas mulheres trocaram as relações naturais por relações contra a natureza; 27também os homens, deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejos uns pelos outros, praticando a infâmia homem com homem e recebendo em si mesmos o justo salário de seus desvios. 28E como não se esforçaram por conhecer a Deus, Deus os abandonou à mercê de uma inteligência depravada, de modo a fazerem o que não convém: 29estão cheios de toda injustiça, de perversidade, de avareza, de malícia; repletos de inveja, de homicídio, de discórdias, de fraudes, de depravação; são difamadores,30caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, fanfarrões, engenhosos no mal, rebeldes contra os pais, 31insensatos, desleais, sem coração, sem compaixão. 32Apesar de conhecerem bem a sentença de Deus, que declara dignos de morte os autores de semelhantes ações, não só eles as praticam, mas até aprovam os que as cometem.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital