Antigo Testamento / Números

Os descendentes de Aarão.

Capítulo 3

1São estes os descendentes de Aarão e de Moisés, no tempo em que Javé falou a Moisés no monte Sinai.  2São estes os nomes dos filhos de Aarão: Nadab, o primogênito, Abiú, Eleazar e Itamar. 3São estes os nomes dos filhos de Aarão, sacerdotes ungidos e consagrados para exercerem o sacerdócio. 4Nadab e Abiú morreram na presença de Javé, enquanto lhe ofereciam um fogo irregular no deserto do Sinai, e não tiveram filhos. Eleazar e Itamar exerceram o sacerdócio na presença de seu pai Aarão.

Ofício dos levitas.

5Javé falou a Moisés:  6“Convoca a tribo de Levi e apresenta-a ao sacerdote Aarão para que o sirva.  7Cuidarão de tudo o que é confiado a ele e a toda a comunidade junto à tenda da reunião, fazendo assim o serviço do tabernáculo. 8Tomarão conta de todos os utensílios da tenda da reunião e estarão a serviço dos israelitas, ministrando no tabernáculo.  9Oferecerás os levitas a Aarão e a seus filhos como oblatos, isto é, oferecidos a eles dentre os israelitas. 10Estabelecerás Aarão e seus filhos em seu cargo, para que exerçam o sacerdócio; e todo o estranho que se aproximar será morto”. 11Javé disse a Moisés:  12“Tomei dentre os israelitas os levitas em lugar de todo primogênito, de todo israelita nascido do primeiro parto; os levitas serão meus.  13Porque todo primogênito é meu; desde o dia em que feri de morte os primogênitos na terra do Egito, consagrei para mim todos os primogênitos em Israel, tanto dos homens como dos animais; eles me pertencem. Eu sou Javé”.

Recenseamento dos levitas.

14Javé disse a Moisés no deserto do Sinai:  15“Faze o recenseamento dos filhos de Levi segundo suas casas patriarcais e suas famílias, contando todos os homens da idade de um mês para cima”. 16Segundo a ordem de Javé, Moisés contou-os conforme lhe fora mandado. 17São estes os filhos de Levi, com seus nomes: Gérson, Caat e Merari.  18São estes os nomes dos filhos de Gérson, segundo suas famílias: Lobni e Semei. 19Filhos de Caat, segundo suas famílias: Amram, Isaar, Hebron e Oziel.  20Filhos de Merari, segundo suas famílias: Mooli e Musi. São essas as famílias de Levi, segundo suas casas patriarcais.  21De Gérson descendem a família lobnita e a família semeíta. São essas as famílias dos gersonitas. 22O número total dos homens recenseados, da idade de um mês para cima, foi de sete mil e quinhentos. 23As famílias dos gersonitas acampavam atrás do tabernáculo, ao ocidente.  24O chefe da casa patriarcal dos gersonitas era Eliasaf, filho de Lael. 25O encargo dos gersonitas na tenda da reunião era cuidar do tabernáculo e da tenda, de sua cobertura e do véu da entrada da tenda da reunião, 26das cortinas do átrio e do véu da entrada do átrio, que está em volta do tabernáculo e do altar, e das cordas necessárias para todo o seu serviço. 27De Caat descendem as famílias dos amramitas, dos isaaritas, dos hebronitas e dos ozielitas. São essas as famílias dos caatitas.  28Contando todos os homens da idade de um mês para cima, somaram oito mil e seiscentos encarregados do serviço do santuário. 29As famílias dos caatitas acampavam do lado sul do tabernáculo. 30O chefe da casa patriarcal dos caatitas era Elisafã, filho de Oziel. 31Seu encargo era o cuidado da arca, da mesa, do candelabro, dos altares e utensílios sagrados que servem para o culto, do véu e de tudo o que se refere a seu serviço. 32O chefe supremo dos levitas era Eleazar, filho do sacerdote Aarão, cabendo-lhe a supervisão dos encarregados do santuário. 33De Merari descendem a família dos moolitas e a família dos musitas. Essas são as famílias dos meraritas. 34Todos os homens que delas foram recenseados, com mais de um mês de idade, somaram seis mil e duzentos homens. 35O chefe da casa patriarcal de Merari era Suriel, filho de Abiail. Acampavam do lado norte do tabernáculo. 36O encargo dos filhos de Merari era cuidar das tábuas do tabernáculo, das vigas, das colunas e de suas bases, de todos os utensílios e de tudo o que se refere a seu serviço,  37das colunas que rodeiam o átrio, com suas bases, das estacas e das cordas.  38Diante do tabernáculo, ao oriente, em frente à tenda da reunião, do lado do sol nascente, acampavam Moisés, Aarão e seus filhos, que tinham o cuidado do santuário, por incumbência dos israelitas; e todo estranho que se aproximasse devia ser punido com a morte.  39O total dos levitas recenseados por Moisés e Aarão conforme a ordem de Javé, contados segundo suas famílias, todos os homens com mais de um mês de idade, foi de vinte e dois mil.

Recenseamento dos primogênitos.

40Javé disse a Moisés: “Faze o recenseamento dos primogênitos israelitas do sexo masculino com mais de um mês de idade e soma seus nomes. 41Tomarás para mim os levitas – eu sou Javé – em lugar de todos os primogênitos dos israelitas, e os animais dos levitas, em troca de todos os primogênitos dos animais dos israelitas”. 42Moisés recenseou, como Javé lhe havia mandado, todos os primogênitos dos israelitas. 43O total dos primogênitos homens, contados nominalmente, que foram recenseados a partir de um mês de idade, foi de vinte e dois mil e duzentos e setenta e três.

Os levitas substituem os primogênitos.

44 Javé falou a Moisés:  45“Toma os levitas em troca de todos os primogênitos dos israelitas e os animais dos levitas em troca dos animais deles; os levitas serão meus: eu sou Javé. 46Como resgate pelos duzentos e setenta e três primogênitos que excedem o número dos levitas,  47tomarás cinco siclos por pessoa; e os tomarás segundo o siclo do santuário, o qual é de vinte geras.  48Darás o dinheiro a Aarão e a seus filhos como resgate por aqueles que excedem o número”.  49Moisés tomou o dinheiro do resgate por aqueles que excediam o número dos resgatados pelos levitas. 50Dos primogênitos dos israelitas recebeu em dinheiro mil e trezentos e sessenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário.  51E conforme a ordem de Javé, Moisés entregou a Aarão e a seus filhos o dinheiro daqueles que haviam sido resgatados, como Javé havia ordenado a Moisés.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital