Antigo Testamento / Números

Herança das mulheres.

Capítulo 27

1Vieram então as filhas de Salfaad, filho de Héfer, filho de Galaad, filho de Maquir, filho de Manassés, filho de José; seus nomes eram: Maala, Noa, Hegla, Melca e Tersa. 2Apresentaram-se diante de Moisés, diante do sacerdote Eleazar, diante dos chefes e de toda a comunidade à entrada da tenda da reunião e disseram: 3“Nosso pai morreu no deserto; não estava entre os que se amotinaram contra Javé no grupo de Coré, mas morreu por causa de seu pecado e não deixou filhos. 4Por que deveria desaparecer o nome de nosso pai no meio de sua família? Só porque não teve filhos? Dai-nos uma propriedade entre os irmãos de nosso pai”. 5Moisés levou o caso delas à presença de Javé. 6E Javé disse a Moisés: 7“É justo o que dizem as filhas de Salfaad; dá-lhes uma propriedade entre os irmãos de seu pai e passa-lhes a herança de seu pai.  8E assim dirás aos israelitas: Morrendo alguém sem deixar filhos homens, fareis passar sua herança a sua filha. 9Se não tiver filhas, dareis sua herança a seus irmãos.  10Se não tiver irmãos, dareis sua herança aos irmãos de seu pai. 11E se seu pai não tiver irmãos, dareis sua herança ao parente mais próximo em sua família, e dela ficará dono. Esta será para os israelitas uma norma de direito, como ordenou Javé a Moisés”.

 

Josué, sucessor de Moisés.

12Disse ainda Javé a Moisés: “Sobe a este monte Abarim e contempla a terra que dou aos israelitas. 13Depois de a teres contemplado, também tu serás reunido aos teus, como se reuniu teu irmão Aarão; 14porque fostes rebeldes a minha ordem no deserto de Sin, na revolta da comunidade, e não manifestastes minha santidade mediante as águas, diante de seus olhos”. São essas as águas de Meriba, de Cades, no deserto de Sin. 15Moisés falou a Javé, dizendo-lhe: 16“Javé, Deus que deu a vida a todas as criaturas, estabelecei como chefe desta comunidade um homem 17que saia e que entre à frente deles, que os faça sair e entrar, para que a comunidade de Javé não fique como rebanho sem pastor”. 18Javé disse* a Moisés: “Toma Josué, filho de Nun, homem no qual reside o espírito, e impõe tua mão sobre ele. 19Depois apresenta-o ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade; dá-lhe tuas ordens diante deles  20e comunica-lhe parte de tua autoridade, a fim de que toda a comunidade dos israelitas lhe obedeça.  21Ele se apresentará ao sacerdote Eleazar, o qual consultará para ele o juízo dos Urim diante de Javé; a uma ordem sua sairão e a uma ordem sua entrarão ele e todos os israelitas com ele e toda a comunidade”. 22Moisés fez como Javé havia ordenado. Tomou Josué e o fez comparecer perante o sacerdote Eleazar e toda a comunidade. 23Impôs-lhe as mãos e deu-lhe suas ordens, conforme Javé havia ordenado por meio de Moisés.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital