Antigo Testamento / Números

Oblações e sacrifícios.

Capítulo 15

1Javé disse a Moisés:  2“Fala aos israelitas o seguinte: Quando tiverdes entrado na terra em que ides morar e que eu vos dou,  3e fizerdes a Javé uma oferenda queimada, holocausto ou sacrifício, em cumprimento de uma promessa ou como oferta espontânea, ou por ocasião de vossas festas, para oferecer a Javé um perfume agradável, com bois ou ovelhas, 4aquele que fizer sua oferta a Javé oferecerá como oblação um décimo de efá de flor de farinha, amassada com um quarto de hin de azeite.  5Farás uma libação de um quarto de hin de vinho com o holocausto ou o sacrifício, para cada cordeiro. 6Para um carneiro, oferecerás como oblação dois décimos de um efá de flor de farinha, amassada com um terço de hin de azeite, 7e para a libação apresentarás um terço de hin de vinho, como perfume agradável a Javé. 8Se ofereceres a Javé um novilho como holocausto ou sacrifício, para cumprir uma promessa ou como sacrifício de comunhão,  9apresentarás com o novilho, como oblação, três décimos de flor de farinha amassada com meio hin de azeite,  10e para a libação oferecerás meio hin de vinho como oferenda queimada, de perfume agradável a Javé. 11Assim se fará para cada boi, carneiro, cordeiro ou cabrito. 12Conforme o número de animais que oferecerdes, fareis assim para cada sacrifício. 13Todo nativo procederá desse modo ao oferecer vítimas para queimar em perfume agradável a Javé. 14Se um estrangeiro que reside convosco, ou qualquer outro que se encontrar em vosso meio nas gerações futuras, quiser fazer uma oferenda queimada em perfume agradável a Javé, fará como vós fazeis. 15Haverá uma só norma para toda a assembleia, para vós e para o estrangeiro que reside convosco; será uma norma perpétua para todas as vossas gerações; como sois vós, assim será o estrangeiro diante de Javé.  16Haverá uma só lei e uma só regra para vós e para o estrangeiro que habita convosco.

Primícias e expiações.

17Javé disse a Moisés:  18“Fala aos israelitas: Quando tiverdes entrado na terra para a qual vos conduzo,  19então, ao comerdes o pão da terra, separareis um tributo para Javé.  20Como primícias de vossa massa, separareis um bolo, como se separa o tributo da eira. 21Das primícias de vossa massa dareis a Javé uma parte como tributo, em todas as vossas gerações.  22E, se por inadvertência faltardes e não puserdes em prática todos estes mandamentos que Javé deu a Moisés, 23ou seja, tudo o que Javé vos ordenou através de Moisés, desde o dia em que Javé vos deu suas ordens e daí em diante, por todas as vossas gerações,  24então, se o pecado foi cometido por inadvertência, sem que a comunidade o notasse, toda ela oferecerá um novilho em holocausto de odor agradável a Javé, junto com a oblação e a libação, e um bode em sacrifício pelo pecado. 25O sacerdote fará a expiação por toda a comunidade dos israelitas, e lhes será perdoado, porque foi uma inadvertência, e eles apresentaram diante de Javé sua oferenda para ser queimada e seu sacrifício pelo pecado diante de Javé por sua inadvertência. 26E será perdoado a toda a comunidade dos israelitas e ao estrangeiro que mora no meio deles, porque o povo inteiro agiu por inadvertência. 27Mas se quem pecou por inadvertência for uma só pessoa, oferecerá uma cabra de um ano como sacrifício pelo pecado. 28O sacerdote fará a expiação diante de Javé pela pessoa que pecou por inadvertência, quando o fez sem o devido conhecimento; o sacerdote fará o rito de expiação por ela, e lhe será perdoado. 29Tereis uma mesma lei para aquele que pecar por inadvertência, quer seja um nativo dentre os israelitas, quer seja um estrangeiro que habite entre vós.  30Mas quem pecar deliberadamente, quer seja nativo do país, quer seja estrangeiro, ultraja Javé; deverá ser exterminado do meio de seu povo.  31Por ter desprezado a palavra de Javé e violado seu mandamento, ele será exterminado; será responsável por sua culpa”.

O violador do sábado.

32Enquanto os israelitas estavam no deserto, surpreenderam um homem apanhando lenha em dia de sábado;  33os que o encontraram apanhando lenha o apresentaram a Moisés, a Aarão e a toda a comunidade 34e o puseram sob custódia, porque ainda não estava definido o que se devia fazer com ele. 35Javé disse a Moisés: “Este homem seja morto; toda a comunidade o apedreje fora do acampamento”. 36Toda a comunidade o levou para fora do alojamento e o apedrejou; e ele morreu, como Javé havia ordenado a Moisés.

As franjas das vestes.

37Javé falou a Moisés, dizendo:  38“Fala aos israelitas e dize-lhes que, por todas as gerações, façam franjas nos cantos de suas vestes e prendam as franjas de cada canto com um cordão de púrpura violeta. 39As franjas vos servirão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos de Javé, para os praticardes, e não vos deixeis levar por vosso coração nem por vossos olhos atrás dos quais vos costumais prostituir; 40porque assim vos lembrareis de meus preceitos e os poreis em prática, e sereis santos diante de vosso Deus. 41Eu sou Javé, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito para ser vosso Deus. Eu sou Javé, vosso Deus”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital