Antigo Testamento / Neemias

Medidas sociais.

Capítulo 5

1Surgiu uma grande queixa entre os homens do povo e suas mulheres contra seus irmãos, os judeus. 2Uns diziam: “Nós, nossos filhos e nossas filhas somos numerosos; queremos trigo para comer e viver”. 3Outros diziam: “Temos de hipotecar nossos campos, nossas vinhas e nossas casas para recebermos trigo durante a carestia”. 4Outros ainda diziam: “Tomamos dinheiro emprestado para pagarmos o tributo do rei, empenhando nossas terras e nossas vinhas. 5Ora, temos a mesma carne que nossos irmãos, e nossos filhos são como os deles; no entanto, temos de entregar à escravidão nossos filhos e filhas; e há entre nossas filhas algumas que já são escravas! Não podemos fazer nada, porque nossos campos e nossas vinhas já pertencem a outros”. 6Fiquei muito irritado quando ouvi suas lamúrias e essas palavras. 7Tendo considerado comigo mesmo, repreendi os nobres e os magistrados nestes termos: “Praticais a usura, cada qual contra seu irmão!” Convoquei contra eles uma grande assembleia 8e lhes disse: “Resgatamos na medida de nossas posses nossos irmãos judeus que se haviam vendido às nações. E agora vós vendeis vossos irmãos para que sejam vendidos a nós?” Eles emudeceram e não acharam resposta. 9Continuei: “Não está certo o que fazeis. Não deveríeis caminhar no temor de Deus, para evitar os insultos das nações, nossas inimigas? 10Também eu, meus irmãos e meus homens emprestamos-lhes dinheiro e trigo. Pois bem, perdoemos-lhes essa dívida. 11Restituí-lhes hoje mesmo seus campos, suas vinhas, seus olivais e suas casas e renunciai aos juros que lhes cobrais pelo dinheiro, pelo trigo, pelo vinho e pelo óleo”. 12Responderam: “Nós restituiremos; não exigiremos nada mais deles: faremos como disseste”. Chamei então os sacerdotes e os fiz jurar que agiriam segundo essa promessa. 13Depois sacudi a dobra de meu manto, dizendo: “Que Deus assim sacuda para fora de sua casa e de seus bens todo homem que não mantiver essa palavra: que seja assim sacudido e despojado de tudo!” Toda a assembleia respondeu: “Amém!” E deu louvor a Javé. E o povo agiu conforme esse compromisso.

Retidão de Neemias.

14Além disso, desde o dia em que o rei me nomeou governador do país de Judá, do vigésimo ao trigésimo segundo ano do rei Artaxerxes, durante doze anos, eu e meus irmãos jamais comemos o pão devido ao governador. 15Ora, os antigos governadores que me precederam oneravam o povo: cobravam dele todo dia, para o pão, quarenta siclos de prata; até seus servos oprimiam o povo. Eu, ao contrário, jamais agi assim, por temor de Deus. 16Dei-me ao trabalho para fazer essas muralhas e não comprei nenhum terreno. Todo o meu pessoal estava lá reunido no trabalho. 17A minha mesa comiam os judeus e os magistrados em número de cento e cinquenta, sem contar os que vinham a nós das nações vizinhas. 18O que era preparado cada dia – um boi, seis ovelhas escolhidas e aves – era preparado por minha conta e, de dez em dez dias, muito vinho de todo tipo. Apesar de tudo isso, jamais reclamei o pão do governador, pois os trabalhos pesavam muito sobre o povo. 19Lembrai-vos a meu favor, ó meu Deus, de tudo o que fiz por este povo!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital