Antigo Testamento / Neemias

Sacerdotes e levitas repatriados.

Capítulo 12

1São estes os sacerdotes e os levitas que subiram com Zorobabel, filho de Salatiel, e com Josué: Saraías, Jeremias, Esdras, 2Amarias, Meluc, Hatus, 3Sequenias, Reum, Meremor, 4Ado, Guenton, Abias, 5Miamin, Madias, Belga, 6Semeías, Joiarib, Jedaías, 7Salu, Amoc, Helcias, Jedaías.
Esses eram os chefes dos sacerdotes e de seus irmãos no tempo de Josué.
8Os levitas eram: Josué, Benui, Cadmiel, Serebias, Judá, Matanias; este último, com seus irmãos, dirigia os hinos de louvor, 9enquanto Becbecias e Ani, seus irmãos, ficavam defronte deles, segundo seus turnos de serviço. 10Josué gerou Joaquim; Joaquim gerou Eliasib, Eliasib gerou Joiada,11Joiada gerou Jônatas, e Jônatas gerou Jedua. 12No tempo de Joaquim, os sacerdotes chefes de famílias sacerdotais foram: da família de Saraías: Maraías; da família de Jeremias: Hananias; 13da família de Esdras: Mosolam; da família de Amarias: Joanã; 14da família de Meluc: Jônatas; da família de Sebanias: José; 15da família de Harim: Ednas; da família de Maraiot: Helci; 16da família de Ado: Zacarias; da família de Guenton: Mosolam; 17da família de Abias: Zeri; da família de Miniamin e de Moadias: Felti; 18da família de Belga: Samua; da família de Semeías: Jônatas; 19da família de Joiarib: Matanai; da família de Jedaías: Ozi; 20da família de Selai: Celai; da família de Amoc: Héber; 21da família de Helcias: Hasabias; da família de Zedaías: Natanael. 22Os levitas foram registrados, quanto aos chefes de família, no tempo de Eliasib, de Joiada, de Joanã e de Jedua; e os sacerdotes foram inscritos no reinado de Dario, o persa. 23Os filhos de Levi, chefes de família, foram inscritos no livro das Crônicas até o tempo de Joanã, filho de Eliasib. 24Os chefes dos levitas eram: Hasabias, Serebias, Josué, Benui, Cad­miel e seus irmãos que ficavam defronte deles para executar os hinos de louvor e de ação de graças segundo as instruções de Davi, homem de Deus, cada um conforme seu turno de serviço. 25Matanias, Becbecias, Abdias, Mosolam, Telmon e Acub eram porteiros e montavam guarda nos armazéns perto das portas. 
26Esses viviam no tempo de Joaquim, filho de Josué, filho de Josedec,
e no tempo de Neemias, o governador, e
de Esdras, o sacerdote-escriba.

Dedicação das muralhas de Jerusalém .

27Para a dedicação das muralhas de Jerusalém convocaram-se os levitas de todos os lugares onde residiam para vir a Jerusalém e celebrar a dedicação alegremente, com hinos e cânticos ao som de címbalos, harpas e cítaras. 28Reuniram-se os cantores do distrito que circunda Jerusalém, das aldeias dos netofatitas, 29de Bet-Guilgal, dos campos de Gaba e de Azmot, pois os cantores haviam construído para si aldeias em torno de Jerusalém. 30Os sacerdotes e os levitas purificaram-se e depois purificaram o povo, as portas e as muralhas. 31Mandei então que subissem às muralhas os chefes de Judá e organizei dois grandes coros. O primeiro caminhava no alto das muralhas para a direita, na direção da porta do Esterco; 32atrás deles iam Osaías e a metade dos chefes de Judá, 33como também Azarias, Esdras, Mosolam, 34Judá, Benjamim, Semeías e Jeremias, 35pertencentes ao coro dos sacerdotes, com trombetas; depois Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semeías, filho de Matanias, filho de Micas, filho de Zacur, filho de Asaf, 36com seus irmãos Semeías, Azareel, Malalai, Galalai, Maai, Natanael, Judá, Hanani, com os instrumentos musicais de Davi, homem de Deus; Esdras, o escriba, ia à frente deles. 37Chegando à porta da Fonte, subiram diretamente os degraus da Cidade de Davi, pela escada das muralhas, por cima do palácio de Davi, até a porta das Águas, a oriente. 38O segundo coro caminhava para a esquerda: eu o segui com a outra metade do povo, pelo alto das muralhas, passando por cima da torre dos Fornos, até a muralha larga; 39depois, passando por cima da porta de Efraim, da porta Velha, da porta dos Peixes, pela torre de Hananeel e pela torre dos Cem, até a porta das Ovelhas; pararam na porta da Guarda. 40Depois os dois coros tomaram lugar no templo de Deus; também eu, e a metade dos magistrados comigo, 41e os sacerdotes Eliaquim, Maasias, Miniamin, Micas, Elioenai, Zacarias, Hananias, com trombetas; 42e também Maasias, Semeías, Eleazar, Ozi, Joanã, Melquias, Elam e Ezer. Os cantores fizeram-se ouvir sob a direção de Jezraías. 43Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios e se regozijaram, pois Deus lhes havia concedido uma grande alegria. Também as mulheres e as crianças se alegraram, e a alegria de Jerusalém ouvia-se de longe.

O tributo sagrado.

44Naquele tempo, alguns homens foram designados para guardar as salas destinadas a armazenar as contribuições, as primícias e os dízimos; esses homens deveriam recolher dos campos das cidades as porções que a lei reserva para os sacerdotes e para os levitas. Pois Judá se regozijava pelos sacerdotes e pelos levitas em exercício. 45Eles executavam o serviço de seu Deus e o serviço das purificações, como também os cantores e os porteiros, segundo as prescrições de Davi e de Salomão, seu filho. 46Com efeito, já antigamente, desde os dias de Davi e de Asaf, havia chefes de cantores, cânticos de louvor e hinos de ação de graças a Deus. 47Todo o Israel, no tempo de Zorobabel e no tempo de Neemias, servia cada dia as porções destinadas aos cantores e aos porteiros; dava aos levitas as coisas consagradas, e os levitas davam aos filhos de Aarão as coisas consagradas que lhes eram destinadas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital