Antigo Testamento / Malaquias

O amor de Javé por Israel.

Capítulo 1

1Proclamação. Palavra de Javé a Israel por meio de Malaquias. 2“Eu vos amo”, diz Javé. E vós dizeis: “Como nos amais?” “Não era Esaú irmão de Jacó? – oráculo de Javé – No entanto amei Jacó 3e odiei Esaú. Fiz de seus montes um deserto e dei sua herança aos chacais do deserto”. 4Se Edom diz: “Fomos destruídos, mas reconstruiremos nossas ruínas”, Javé dos exércitos declara: “Eles reconstruirão, mas eu destruirei”. Serão chamados terra da impiedade e povo contra o qual Javé está irado para sempre. 5Vossos olhos o verão e direis: “Grande é Javé também fora dos limites de Israel”.

Repreensão aos sacerdotes.

6“O filho honra seu pai e o servo respeita seu patrão. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se sou o patrão, onde está o respeito para comigo? Diz Javé dos exércitos a vós, sacerdotes, que desprezais meu Nome”. Vós perguntais: “Em que desprezamos vosso Nome?” 7“É que ofereceis em meu altar comida contaminada”. Mas dizeis: “Em que te profanamos?” Quando dizeis: “A mesa de Javé é sem importância”. 8“E quando ofereceis um animal cego em sacrifício, não é um mal? Quando ofereceis um animal aleijado ou doente, não é um mal? Oferece-o a teu governador: pensas que ficaria contente ou te receberia bem? Diz Javé dos exércitos”.

O sacrifício novo.

9Agora suplicai a Deus para que tenha piedade de nós! “Mas com tais ofertas em vossas mãos, ele vos aceitará com favor?, diz Javé dos exércitos. 10Haverá entre vós alguém que feche as portas, para que não acendais em vão o fogo sobre meu altar! Não me agrado de vós, diz Javé dos exércitos, nem aceito a oferta de vossas mãos! 11Porque do nascente ao poente, grande é meu Nome entre as nações e em todo lugar é oferecido um sacrifício de incenso a meu Nome com uma oblação pura, porque grande é meu Nome entre as nações, diz Javé dos exércitos”. 12Mas vós o profanais quando dizeis: “A mesa do Senhor é impura e o que nela se oferece, isto é, sua comida, é sem importância”. 13“Vós dizeis: ‘Que canseira!’ e me tratais com desprezo, diz Javé dos exércitos. E ofereceis animais roubados, aleijados, doentes e os trazeis como oferta! Posso eu aceitá-la de vossas mãos?, diz Javé. 14Maldito o homem fraudulento que tem no rebanho um macho, faz um voto e depois me sacrifica um animal defeituoso. Porque eu sou um grande rei, diz Javé dos exércitos, e meu nome inspira temor entre as nações”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital