Antigo Testamento / Levítico

Holocausto quotidiano.

Capítulo 6

1Javé disse a Moisés:  2“Ordena a Aarão e a seus filhos: Esta é a lei do holocausto. O holocausto ficará ardendo sobre o braseiro, em cima do altar, toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar permanecerá aceso.  3O sacerdote vestirá a túnica de linho e os calções de linho sobre seu corpo, e quando o fogo tiver consumido o holocausto, retirará a cinza de cima do altar e a depositará ao lado deste.  4Depois se despojará daquelas vestes e vestirá outras, e levará as cinzas para fora do acampamento, a um lugar puro.  5O fogo se manterá aceso sobre o altar, sem jamais se apagar, e cada manhã o sacerdote porá nele lenha, sobre a qual disporá o holocausto e nele queimará a gordura dos sacrifícios de comunhão. 6Um fogo contínuo arderá sobre o altar, sem jamais se apagar”.

Direitos dos sacerdotes na oblação.

7“Esta é a lei da oblação. Os filhos de Aarão a oferecerão perante Javé diante do altar. 8Um deles tirará dela um punhado de flor de farinha com seu azeite e todo o incenso que está sobre a oblação, e queimará tudo isso no altar como perfume agradável, como um memorial para Javé. 9Aarão e seus filhos comerão o restante da oblação; comerão sem fermento, em um lugar sagrado, no átrio da tenda da reunião.  10Não será cozido com fermento; é a parte que eu lhes dei de minhas oferendas queimadas. É coisa santíssima, como o sacrifício pelo pecado e o sacrifício de reparação. 11Poderá comer dele todo varão dentre os filhos de Aarão; é uma lei perpétua para vossas gerações, referente à oferta queimada em honra de Javé. Tudo o que as tocar ficará consagrado”.

Consagração dos sacerdotes.

12Javé disse a Moisés:  13“Esta será a oblação que Aarão e seus filhos oferecerão a Javé no dia de sua consagração: um décimo de efá de flor de farinha como oblação quotidiana, metade de manhã e metade à tarde. 14Será preparada na frigideira, com azeite; tu a trarás bem misturada e oferecerás os pedaços cozidos da oblação como perfume agradável a Javé. 15E o sacerdote que, entre seus filhos, for ungido para lhe suceder, fará o mesmo. É uma lei perpétua; será queimada inteiramente para Javé.  16Toda a oferta do sacerdote será inteiramente queimada; dela não se comerá”.

Sacrifício pelo pecado.

17Disse ainda Javé a Moisés:  18“Fala a Aarão e a seus filhos: Esta é a lei do sacrifício pelo pecado: no lugar onde se imola o holocausto, será imolada diante de Javé a vítima do sacrifício pelo pecado; é coisa santíssima. 19O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; ele a comerá num lugar sagrado, no átrio da tenda da reunião.  20Tudo o que tocar essa carne ficará consagrado; se o sangue dela respingar uma veste, lavarás em lugar santo o que foi respingado. 21O vaso de argila em que foi cozida será quebrado; porém, se for cozida num vaso de bronze, será esfregado e lavado com água.  22Poderá comê-la todo varão dentre os sacerdotes; é coisa santíssima. 23Mas não se poderá comer nenhuma vítima do sacrifício pelo pecado, cujo sangue tenha sido levado para a tenda da reunião, para se fazer a expiação no santuário; será queimada no fogo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital