Antigo Testamento / Levítico

Casos particulares.

Capítulo 5

1Se uma pessoa pecar porque, tendo ouvido a advertência do juramento e sendo testemunha ocular ou de conhecimento, não denunciar, será considerada culpada.  2Se alguém tocar, por inadvertência, alguma coisa impura, como seja o cadáver de uma fera impura, ou de um animal doméstico impuro, ou de um réptil impuro, ele se tornará impuro e culpado. 3Se alguém tocar, por inadvertência, qualquer espécie de imundície humana, que torne impura a pessoa, quando se tornar ciente incorrerá em falta.  4Quando alguém jurar com os lábios, sem refletir, fazer mal ou fazer bem, proferindo com leviandade um daqueles juramentos que as pessoas costumam pronunciar, quando vier a sabê-lo, será culpado de suas ações.  5Aquele, pois, que for culpado de uma dessas coisas, confesse o pecado que cometeu,  6e como sua oferta pela culpa, pelo pecado que cometeu, apresente a Javé, do gado miúdo, uma ovelha ou uma cabra como oferta pelo pecado; e o sacerdote fará por ele a expiação de seu pecado.  7Se suas posses não são suficientes para oferecer uma ovelha, apresente a Javé, para expiação do pecado que cometeu, duas rolas ou dois pombinhos, um em sacrifício pelo pecado e o outro em holocausto.  8Ele os levará ao sacerdote, que oferecerá primeiro a vítima pelo pecado. O sacerdote lhe destroncará a cabeça perto da nuca, sem a separar por completo;   9aspergirá com o sangue da vítima a parede do altar e espremerá o resto do sangue ao pé do altar; é um sacrifício pelo pecado.  10Com a outra ave fará um holocausto, segundo o ritual. Assim, o sacerdote fará por ele a expiação pelo pecado que cometeu, e lhe será perdoado. 11Mas se suas posses não são suficientes para oferecer duas rolas ou dois pombinhos, apresentará como oferenda pelo pecado cometido um décimo de efá de flor de farinha, sem derramar-lhe azeite por cima e sem pôr incenso, pois é um sacrifício pelo pecado.  12Ele a levará ao sacerdote, o qual tomará um punhado dela como memorial a ser queimado sobre o altar, sobre as ofertas queimadas a Javé; é um sacrifício pelo pecado.  13O sacerdote fará assim a expiação por ele, pelo pecado que cometeu em alguma dessas coisas, e lhe será perdoado. O restante será do sacerdote, como na oblação”.

Sacrifícios de reparação.

14Javé disse a Moisés:  15“Se alguém cometer uma fraude e pecar, por inadvertência, subtraindo alguma das coisas sagradas de Javé, oferecerá a Javé, em sacrifício de reparação, um carneiro do rebanho, sem defeito, conforme tua avaliação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário; 16restituirá o que defraudou das coisas sagradas, acrescentando-lhe um quinto. Entregará tudo ao sacerdote, o qual fará por ele a expiação com o carneiro oferecido em reparação, e lhe será perdoado. 17Se alguém pecar fazendo, sem o saber, alguma coisa proibida pela lei de Javé, será culpado e levará o peso de sua falta. 18Apresentará ao sacerdote, como sacrifício de reparação, um carneiro do rebanho, sem defeito, segundo tua avaliação; e o sacerdote fará por ele o rito da expiação, pela falta cometida por inadvertência, sem o saber, e lhe será perdoada.  19É um sacrifício de reparação, pois certamente ele era culpado diante de Javé”.  20Javé disse a Moisés:  21“Se alguém pecar e cometer uma infidelidade contra Javé, negando a seu próximo um depósito, um objeto penhorado, ou uma coisa roubada ou extorquida a seu próximo;  22ou encontrando uma coisa perdida e mentindo a respeito dela, ou jurando falso em alguma das coisas em que o homem costuma pecar;  23então, se pecar e se tornar culpado, restituirá o que roubou ou extorquiu, ou o depósito que lhe foi confiado, ou o objeto perdido que encontrou, 24e tudo aquilo sobre o que jurou falso; fará a restituição integral e acrescentará mais um quinto, entregando-o a seu proprietário no dia de seu sacrifício pelo pecado. 25Como sacrifício de reparação, apresentará a Javé um carneiro do rebanho, sem defeito, de acordo com tua avaliação.  26E o sacerdote fará por ele o rito de expiação diante de Javé, e lhe será perdoado, seja qual for a falta com a qual se tornou culpado”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital