Antigo Testamento / Levítico

Sacrifícios pelo pecado dos sacerdotes.

Capítulo 4

1Javé falou a Moisés, dizendo:  2“Dize aos israelitas: Se alguém pecar por inadvertência contra qualquer dos mandamentos de Javé, fazendo alguma coisa que é proibido fazer,   3se quem pecou for o sacerdote ungido, tornando assim culpado o povo, oferecerá a Javé, pelo pecado cometido, um novilho sem defeito, em expiação do pecado. 4Levará o novilho até a entrada da tenda da reunião, diante de Javé, imporá a mão na cabeça dele e o imolará diante de Javé.  5O sacerdote ungido tomará do sangue do novilho e o levará à tenda da reunião.  6Molhando o dedo no sangue, fará sete aspersões diante de Javé, em frente do véu do santuário. 7Tingirá com ele os chifres do altar do incenso aromático, que está diante de Javé na tenda da reunião, e derramará todo o resto do sangue do novilho ao pé do altar dos holocaustos, que está à entrada da tenda da reunião.  8Tirará do novilho sacrificado em expiação toda a gordura, isto é, a gordura que envolve as entranhas e a que adere a elas;  9os dois rins com a gordura que os envolve na região lombar e a camada gordurosa que destacará do fígado e dos rins;  10da mesma maneira como se tira do novilho do sacrifício de comunhão; e o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar dos holocaustos.  11Mas o couro do novilho e toda a sua carne, com a cabeça, as patas, as entranhas e os excrementos,  12em suma, o novilho todo, será levado para fora do acampamento, a um lugar puro, onde se jogam as cinzas, e será queimado sobre a lenha. Será queimado no lugar onde se jogam as cinzas.

Pelo pecado da comunidade.

13Se a comunidade inteira de Israel pecar por inadvertência, e isto ficar oculto aos olhos da comunidade, embora tenham transgredido uma das normas de Javé, fazendo algo proibido e tornando-se assim culpados, 14logo que o pecado cometido se tornar conhecido, a comunidade oferecerá em sacrifício pelo pecado um novilho, que será levado diante da tenda da reunião. 15Os anciãos da comunidade imporão as mãos na cabeça do novilho, diante de Javé, e o novilho será imolado na presença de Javé.  16O sacerdote ungido levará parte do sangue do novilho à tenda da reunião, 17molhará nele o dedo e fará sete aspersões diante de Javé, em frente do véu;  18e tingirá com o sangue os chifres do altar que está diante de Javé na tenda da reunião. Derramará todo o resto do sangue aos pés do altar dos holocaustos, que está à entrada da tenda da reunião.  19Tirará toda a gordura do novilho e a queimará sobre o altar.  20Fará com esse novilho como fez com o novilho do sacrifício pelo pecado; assim lhe fará, e o sacerdote oferecerá expiação pela comunidade, e lhe será perdoado. 21O novilho será levado para fora do acampamento e será queimado do mesmo modo que foi queimado o primeiro. Este é o sacrifício pelo pecado da comunidade.

Pelo pecado dos chefes.

22Se quem pecou foi um chefe, e praticou inadvertidamente alguma coisa proibida por Javé, seu Deus, e assim se tornou culpado,  23logo que tiver tomado consciência de seu pecado, levará como sua oferta um bode sem defeito. 24Imporá a mão na cabeça do bode e o imolará no lugar onde se imola o holocausto, diante de Javé; é um sacrifício pelo pecado.  25O sacerdote molhará o dedo no sangue da vítima, tingirá com ele os chifres do altar dos holocaustos e derramará o sangue aos pés do altar dos holocaustos.   26Queimará toda a gordura sobre o altar, como a gordura do sacrifício de comunhão. O sacerdote fará assim expiação pelo pecado do chefe, e lhe será perdoado.

Pelo pecado de um cidadão.

27Se quem pecou por inadvertência foi um simples cidadão, fazendo alguma das coisas proibidas pela lei de Deus, tornando-se assim culpado,   28logo que tomar consciência do pecado cometido, trará como sua oferta uma cabra sem defeito, pelo pecado cometido.  29Imporá a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará no lugar do holocausto. 30O sacerdote molhará o dedo no sangue da vítima, tingirá com ele os chifres do altar dos holocaustos e derramará todo o resto do sangue aos pés do altar.  31Tirará toda a gordura, como se tira a gordura de um sacrifício de comunhão, e o sacerdote a queimará sobre o altar como aroma agradável a Javé. Assim o sacerdote fará a expiação por essa pessoa, e lhe será perdoado.  32Se trouxer uma ovelha como sua oferta pelo pecado, será fêmea e sem defeito.  33Imporá a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará em sacrifício pelo pecado, no lugar onde se imolam os holocaustos.   34O sacerdote mergulhará o dedo no sangue da vítima, tingirá com ele os chifres do altar dos holocaustos e derramará todo o resto do sangue aos pés do altar.  35Tirará toda a gordura, como se tira do cordeiro do sacrifício de comunhão, e o sacerdote a queimará sobre o altar, sobre as vítimas queimadas a Javé. Assim o sacerdote fará sobre essa pessoa o rito de expiação pelo pecado cometido, e lhe será perdoado.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital