Antigo Testamento / Levítico

Os dias festivos.

Capítulo 23

1Javé disse a Moisés:   2“Fala aos israelitas e dize-lhes: São estas as festas de Javé, que vós proclamareis como santas convocações. As festas são estas.  3Trabalhareis durante seis dias, mas o sétimo dia será um sábado de repouso e de santa assembleia; não fareis nenhum trabalho; é um sábado para Javé, onde quer que habiteis.

A Páscoa e os Ázimos.

4São estas as festas de Javé, as assembleias santas que convocareis no devido tempo. 5No dia quatorze do primeiro mês, ao entardecer, é a Páscoa de Javé. 6No dia quinze desse mês é a festa dos Ázimos em honra de Javé; durante sete dias comereis pães sem fermento. 7No primeiro dia, tereis uma santa assembleia; não fareis nenhum trabalho servil. 8Durante sete dias apresentareis a Javé uma oferenda queimada; no sétimo dia haverá uma assembleia santa; não fareis nenhum trabalho servil”.

As primícias.

9Javé disse a Moisés: 10“Fala aos israelitas e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra que vos dou e fizerdes a colheita, levareis ao sacerdote um feixe de espigas como primícias de vossa colheita. 11Ele o oferecerá diante de Javé, para que seja aceito em vosso favor; fará o oferecimento no dia seguinte ao sábado. 12No dia em que for oferecido vosso feixe, oferecereis um cordeiro de um ano, sem defeito, como holocausto a Javé,  13juntamente com a oblação de dois décimos de flor de farinha amassada com azeite, oferenda queimada de perfume agradável para Javé, e a libação de um quarto de hin de vinho. 14Não comereis pão, nem grãos tostados, nem espigas frescas antes deste dia em que apresentareis a oferta a vosso Deus. É uma lei perpétua para todas as vossas gerações, onde quer que habiteis.

Pentecostes.

15A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe para ser ofertado, contareis sete semanas completas. 16Contareis cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado, e apresentareis a Javé uma nova oblação. 17Trareis de vossas casas, para serem ofertados como primícias a Javé, dois pães feitos com dois décimos de um efá de flor de farinha e preparados com fermento.  18Com os pães oferecereis sete cordeiros de um ano, sem defeito, um novilho e dois carneiros como holocausto para Javé, acompanhados de sua oblação e de suas libações, oferendas queimadas de aroma agradável a Javé. 19Oferecereis também um bode, como sacrifício pelo pecado, e dois cordeiros de um ano, como sacrifício de comunhão. 20O sacerdote os oferecerá diante de Javé com o gesto de apresentação, junto com o pão das primícias e os dois cordeiros; serão coisas consagradas a Javé, e pertencerão ao sacerdote. 21Nesse mesmo dia convocareis uma santa assembleia e não fareis nenhum trabalho servil; é lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis.  22E quando fizerdes a colheita de vossa terra, não ceifarás até o limite extremo do terreno, nem apanharás as espigas caídas no chão, mas as deixarás para o pobre e o estrangeiro. Eu sou Javé, vosso Deus”.

O primeiro dia do sétimo mês.

23Javé falou a Moisés:  24“Dize aos israelitas o seguinte: No primeiro dia do sétimo mês tereis um dia de repouso, comemoração com som de trombeta e santa assembleia. 25Não fareis nenhum trabalho servil e apresentareis oferendas queimadas a Javé”.

O dia das Expiações.

26Javé disse a Moisés:  27“O dia dez desse sétimo mês é o dia das Expiações; tereis uma santa assembleia, fareis jejum e apresentareis uma oferta queimada a Javé. 28Nenhum trabalho fareis nesse dia, porque é o dia das Expiações, para fazer expiação por vós diante de Javé, vosso Deus.  29Porque todo aquele que não jejuar nesse dia será exterminado do meio de seu povo;  30e toda pessoa que fizer algum trabalho neste dia, eu a exterminarei do meio de seu povo. 31Não fareis nenhum trabalho: é lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis.  32Será para vós um sábado de repouso e fareis jejum; desde a tarde do dia nove do mês até a tarde seguinte guardareis o repouso do sábado”.

Festa das Tendas.

33Javé falou a Moisés:  34“Dize aos israelitas o seguinte: No dia quinze desse sétimo mês haverá a festa das Tendas, que durará sete dias, em honra de Javé. 35No primeiro dia haverá uma santa assembleia, e não fareis nenhum trabalho servil. 36Durante sete dias apresentareis oferenda queimada a Javé. No oitavo dia tereis uma santa assembleia e apresentareis oferenda queimada a Javé; é dia de assembleia solene, não fareis nenhum trabalho servil. 37São estas as solenidades de Javé, nas quais convocareis uma santa assembleia, para apresentar oferta queimada a Javé, holocaustos, oblações, sacrifícios e libações, cada coisa em seu dia,  38além dos sábados de Javé, de vossos dons, de todas as vossas promessas e de todas as vossas oferendas espontâneas que costumais fazer a Javé.  39No dia quinze do sétimo mês, quando tiverdes colhido os frutos da terra, festejareis a solenidade de Javé durante sete dias; o primeiro e o oitavo dia serão de repouso. 40No primeiro dia tomareis frutos de árvores formosas, folhas de palmeiras, ramos de árvores frondosas e de salgueiros da torrente e vos alegrareis diante de Javé, vosso Deus, durante sete dias.  41Cada ano celebrareis esta festa durante sete dias em honra de Javé; é lei perpétua para vossos descendentes; no sétimo mês a celebrareis. 42Durante sete dias habitareis em tendas; todos os nascidos em Israel morarão em tendas, 43para que saibam vossos descendentes que em tendas eu fiz habitar os israelitas quando os tirei do Egito. Eu sou Javé, vosso Deus”. 44Assim Moisés anunciou aos israelitas as festas de Javé.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital