Antigo Testamento / Levítico

Pureza de quem vive do altar.

Capítulo 22

1Javé falou a Moisés:   2“Dize a Aarão e a seus filhos que tratem com veneração as oferendas santas a mim consagradas pelos israelitas, para que não profanem meu santo nome. 3Dize-lhes: Em todas as vossas gerações sucessivas, todo homem de vossa descendência que se aproximar em estado de impureza das coisas santas, consagradas a Javé pelos israelitas, esse homem será eliminado de minha presença. Eu sou Javé. 4Ninguém da descendência de Aarão, que for leproso ou tiver fluxo, comerá das oferendas sagradas, até que seja purificado. Aquele que tocar alguma coisa que um cadáver tornou impura, aquele que teve emissão seminal  5e aquele que tiver tocado qualquer tipo de réptil, e assim se tornou impuro, ou tiver tocado uma pessoa que lhe comunicou uma impureza de qualquer espécie;  6aquele, enfim, que teve tais contatos será impuro até a tarde e não poderá comer das coisas sagradas, sem antes ter-se banhado em água. 7Depois do pôr do sol será novamente puro e poderá comer das coisas santas, porque são seu alimento.  8Não comerá de um animal morto naturalmente ou dilacerado por fera, pois se contaminaria com ele. Eu sou Javé.  9Os sacerdotes observarão minhas prescrições; senão, incorreriam em pecado e morreriam por as terem profanado. Eu sou Javé, que os santifico. 10Nenhum estranho poderá comer das coisas sagradas; tampouco o hóspede do sacerdote ou seu empregado poderá comer das coisas sagradas.  11Se um sacerdote, porém, adquire alguém com seu dinheiro, este pode comer, como também aquele que nasceu em sua casa; com efeito, comem de seu pão. 12A filha de um sacerdote, que se casar com um leigo, não comerá das ofertas das coisas sagradas. 13Mas se a filha de um sacerdote ficar viúva, ou for repudiada sem ter filhos, e voltar à casa de seu pai, como no tempo de sua juventude, poderá comer do pão de seu pai; mas nenhum estranho comerá dele. 14Quem por inadvertência tiver comido uma coisa sagrada deve restituí-la ao sacerdote, acrescentando um quinto. 15Os sacerdotes não profanarão as coisas sagradas que os israelitas oferecem a Javé. 16E não os farão levar a pena do pecado de que seriam culpados, comendo de suas ofertas sagradas. Pois eu sou Javé, que as santifico”.

Integridade das vítimas.

17Javé disse a Moisés:  18“Fala a Aarão, a seus filhos e a todos os israelitas: Quando um israelita ou um estrangeiro residente em Israel trouxer sua oferenda para cumprir uma promessa qualquer, ou como oferenda voluntária para oferecer a Javé em holocausto, 19oferecerá, para ser aceito, um macho sem defeito, novilho, carneiro ou cabrito. 20Não oferecereis nenhum que tenha defeito, porque não seria aceito em vosso favor. 21Quando alguém oferecer a Javé em sacrifício de comunhão um animal maior ou menor, para cumprir uma promessa ou como oferta voluntária, para que seja aceito, o animal deverá ser perfeito, sem defeito algum. 22Não oferecereis a Javé animal cego, aleijado, mutilado, ulceroso, ou que tenha sarna ou dartro. Não fareis deles uma oferta queimada a Javé sobre o altar. 23De um boi ou de uma ovelha com membros atrofiados ou deformados poderás fazer uma oferta espontânea, mas não seriam aceitos para cumprimento de uma promessa. 24Não oferecereis a Javé um animal com os testículos machucados, esmagados, arrancados ou cortados; não fareis isto em vossa terra. 25Não aceitareis tais vítimas das mãos de um estrangeiro para oferecê-las como alimento a vosso Deus, pois são deformadas e defeituosas; não seriam aceitas em vosso favor”.  26Javé disse ainda a Moisés:  27“Quando nascer um bezerro, cordeiro ou cabrito, ficará sete dias com a mãe. Do oitavo dia em diante será aceito como oferta queimada a Javé. 28Não imolareis no mesmo dia uma vaca ou uma ovelha com sua cria. 29Quando oferecerdes a Javé um sacrifício de louvor, fazei-o de maneira que seja aceito em vosso favor. 30Será comido no mesmo dia, e não deixareis nada para o dia seguinte. Eu sou Javé. 31Guardareis meus mandamentos e os cumprireis. Eu sou Javé. 32Não profanareis meu santo nome, a fim de que eu seja santificado no meio dos israelitas. Eu sou Javé, que vos santifico,  33que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou Javé”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital