Antigo Testamento / Juízes

Madianitas oprimem Israel.

Capítulo 6

1Os israelitas fizeram o que desagrada a Javé, e Javé os entregou em poder dos madianitas durante sete anos. 2A mão dos madianitas pesou duramente sobre Israel. Por medo deles os israelitas se serviram das grutas que existem nos montes, das cavernas e das fortificações. 3Cada vez que os israelitas semeavam os cereais, subiam contra eles os madianitas, os amalecitas e os filhos do oriente; 4acampavam defronte deles e devastavam os produtos do solo até Gaza, não deixando em Israel sustento algum: nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. 5Vinham com seus rebanhos e suas tendas, e chegavam tão numerosos como gafanhotos. Eles e seus camelos eram inumeráveis e invadiam o país para devastá-lo. 6Por causa dos madianitas Israel ficou reduzido a grande miséria, e os israelitas clamaram a Javé.  7Quando os israelitas clamaram a Javé por causa dos madianitas,  8Javé enviou-lhes um profeta que lhes disse: “Assim fala Javé, Deus de Israel: ‘Eu vos tirei do Egito e vos fiz sair da casa da servidão. 9Libertei-vos da mão dos egípcios e de todos os vossos opressores. Expulsei-os da vossa frente e vos dei a terra deles. 10Eu vos disse também: Eu sou Javé, vosso Deus; não venereis os deuses dos amorreus em cuja terra habitais! Vós, porém, não obedecestes à minha voz’”.

 

Missão de Gedeão.

11Veio o anjo de Javé e sentou-se debaixo do carvalho de Efra, que pertencia a Joás de Abiezer, quando Gedeão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para escondê-lo dos madianitas. 12O anjo de Javé apareceu-lhe e disse: “Javé está contigo, valente guerreiro!”13Gedeão respondeu: “Por favor, meu senhor, se Javé está conosco, por que nos aconteceu tudo isso? Onde estão todos os prodígios que nossos pais nos contaram, dizendo: ‘Javé não nos tirou do Egito?’ Mas agora Javé nos abandonou e nos entregou nas mãos dos madianitas”. 14Javé voltou-se para ele e disse: “Vai com esta tua força. Tu livrarás Israel das mãos dos madianitas. Não sou eu que te envio?” 15Respondeu Gedeão: “Por favor, meu senhor, como poderei salvar Israel? Minha família é a mais humilde de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai”. 16Disse-lhe Javé: “Eu estarei contigo, e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem”. 17Gedeão lhe disse: “Se encontrei graça a vossos olhos, dai-me um sinal de que sois vós que falais comigo. 18Peço-vos que não vos afasteis daqui até que eu volte a vós, traga minha oferenda e a coloque a vossa frente”. Ele respondeu: “Ficarei até voltares”. 19Gedeão foi, preparou um cabrito e, com um efá de farinha, fez pães ázimos; pôs a carne num cesto e o caldo numa panela, levou-os para debaixo do carvalho e os apresentou 20ao anjo de Javé, que lhe disse: “Toma a carne e os pães ázimos, coloca-os sobre esta pedra e derrama o caldo por cima”. Ele assim o fez. 21Então o anjo de Javé estendeu a vara que tinha na mão e tocou a carne e os pães ázimos. Da rocha saiu um fogo que consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo de Javé desapareceu de sua vista. 22Gedeão percebeu que era o anjo de Javé e exclamou: “Ai de mim, Senhor Javé! Pois vi o anjo de Javé face a face!” 23Javé lhe disse: “A paz esteja contigo! Não temas, não morrerás”. 24Gedeão ergueu ali um altar e chamou-o “Javé é paz”; ele existe até o dia de hoje em Efra de Abiezer.

Gedeão destrói o altar de Baal.

25Naquela mesma noite Javé disse a Gedeão: “Toma o touro de teu pai, o segundo touro de sete anos; destrói o altar de Baal que pertence a teu pai e derruba o tronco idolátrico que está perto dele. 26Edifica um altar a Javé, teu Deus, no alto desta rocha, em lugar conveniente; toma depois o segundo touro e oferece-o em holocausto sobre a lenha do tronco idolátrico que vais derrubar”. 27Gedeão tomou consigo dez homens dentre seus servos e fez como Javé lhe ordenara; mas, por medo da família de seu pai e do povo da cidade, não o fez de dia, mas sim de noite. 28Na manhã seguinte, quando os habitantes da cidade se levantaram, viram que estava destruído o altar de Baal, derrubado o tronco idolátrico que ficava perto dele e que o segundo touro tinha sido imolado sobre o altar recém-construído. 29Perguntaram-se uns aos outros: “Quem fez isto?” Depois de indagar e procurar, disseram: “Foi Gedeão, filho de Joás, que fez isto”. 30Então a gente da cidade disse a Joás: “Traze para fora teu filho para que seja morto, pois destruiu o altar de Baal e cortou o tronco sagrado que ficava perto dele”. 31Mas Joás respondeu a todos os que se puseram contra ele: “Quereis ser os defensores da causa de Baal? Quereis vir em seu auxílio? Quem lutar por Baal será morto antes do amanhecer. Se ele é deus, defenda ele mesmo sua causa, porque foi demolido seu altar”. 32Naquele dia deram a Gedeão o nome de Jerobaal, porque se dizia: “Que Baal se defenda contra ele, porque demoliu seu altar”.

Invasão dos madianitas. Prodígio do velo.

33Todos os madianitas, os amalecitas e os filhos do oriente se aliaram, atravessaram o Jordão e acamparam na planície de Jezrael. 34Então o espírito de Javé revestiu Gedeão, que tocou a trombeta, e o clã de Abiezer foi convocado a segui-lo. 35Enviou mensageiros a todo o Manassés, que também foi convocado a segui-lo. Mandou mensageiros às tribos de Aser, Zabulon e Neftali, que igualmente subiram a seu encontro. 36Gedeão disse a Deus: “Se realmente quereis salvar Israel por meu intermédio, como dissestes, 37eu porei um velo de lã na eira; se somente o velo se cobrir de orvalho, ficando seco todo o terreno, saberei que libertareis Israel por meu intermédio, como dissestes”. 38E assim aconteceu: na manhã seguinte levantou-se, apertou o velo, e com o orvalho que espremeu dele encheu uma bacia. 39Gedeão disse ainda a Deus: “Não vos irriteis contra mim se vos falo mais uma única vez. Permiti, por favor, que eu faça mais uma vez a prova do velo: que somente o velo fique enxuto e haja orvalho no terreno todo”. 40E Deus assim fez naquela noite: somente o velo ficou enxuto e sobre o terreno todo havia orvalho.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital