Antigo Testamento / Juízes

Capítulo 3

1São estas as nações que Javé deixou ficar para pôr à prova, por meio delas, os israelitas, isto é, todos aqueles que não sabiam de todas as guerras de Canaã – 2ele queria apenas que as gerações dos israelitas conhecessem e aprendessem a guerra; aqueles pelo menos que não a tinham visto antes –: 3os cinco principados dos filisteus, todos os cananeus, os sidônios e os heveus que habitavam nas montanhas do Líbano, desde o monte Baal-Hermon até a entrada de Emat. 4Essas nações serviram para provar os israelitas e ver se obedeceriam aos mandamentos que Javé havia prescrito a seus pais por meio de Moisés. 5Assim, os israelitas habitaram no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. 6Tomaram por esposas as filhas deles e deram aos filhos deles as próprias filhas, e serviram a seus deuses.

 

Otoniel.

7Os israelitas fizeram o que desagrada a Javé; esqueceram Javé, seu Deus, e serviram aos ídolos de Baal e às aserás. 8Acendeu-se contra Israel a ira de Javé, que os entregou nas mãos de Cusã-Rasataim, rei de Aram Naaraim, e os israelitas estiveram sujeitos a Cusã-Rasataim durante oito anos. 9Os israelitas clamaram a Javé, e ele suscitou-lhes um libertador que os salvou: Otoniel, filho de Cenez, irmão caçula de Caleb. 10O espírito de Javé esteve sobre ele, e ele julgou Israel e partiu para a guerra. Javé entregou em suas mãos Cusã-Rasataim, rei de Aram, e seu poder prevaleceu sobre Cusã-Rasataim. 11O país ficou em paz durante quarenta anos. Depois Otoniel, filho de Cenez, morreu.

Aod.

12Os israelitas voltaram a fazer o que desagrada a Javé. E Javé deu poder a Eglon, rei de Moab, contra os israelitas, porque haviam feito o que desagrada a Javé. 13Eglon reuniu consigo os amonitas e os amalecitas, marchou contra Israel, derrotou-o e tomou a cidade das Palmeiras. 14Os israelitas serviram a Eglon, rei de Moab, durante dezoito anos. 15Então os israelitas clamaram a Javé, e Javé lhes suscitou um libertador: Aod, o canhoto, filho de Gera, benjaminita. Por meio dele os israelitas enviaram o tributo a Eglon, rei de Moab. 16Aod fez para si uma espada de dois gumes, de um côvado de comprimento, e a cingiu debaixo da roupa, do lado direito. 17Entregou o tributo a Eglon, rei de Moab, que era um homem muito gordo. 18Depois de entregar o tributo, despediu as pessoas que o haviam trazido. 19Mas quando chegou aos ídolos que estão perto de Guilgal, ele voltou para trás e disse: “Tenho uma coisa a dizer-te em segredo, ó rei!” O rei disse: “Silêncio!” Todos os que estavam com ele saíram de sua presença. 20Aod entrou; o rei estava sentado na sala de cima, bem fresca, reservada a ele. Aod disse-lhe: “Tenho uma palavra de Deus para ti!” Eglon levantou-se da cadeira. 21Então Aod estendeu a mão esquerda, puxou a espada que levava do lado direito e cravou-a no ventre do rei. 22Até o cabo penetrou com a lâmina e sobre esta se fechou a gordura, pois Aod não retirou do ventre a espada que saía por detrás. 23Aod saiu para o pórtico, fechou atrás de si as portas da sala de cima e as trancou. 24Depois que ele saiu, os servos vieram olhar e, encontrando trancadas as portas da sala de cima, disseram: “Com certeza ele está fazendo suas necessidades na sala de verão”. 25Esperaram tanto, que ficaram preocupados; e como ele não abrisse as portas da sala, pegaram a chave e abriram: encontraram seu senhor estendido morto no chão. 26Enquanto eles esperavam, Aod fugiu, passou pelos ídolos e chegou são e salvo a Seira. 27Ao chegar, mandou tocar as trombetas na montanha de Efraim, e os israelitas desceram da montanha com ele à frente. 28Ele disse: “Segui-me, pois Javé entregou vossos inimigos moabitas em vossas mãos”. Desceram atrás dele e se apoderaram dos vaus do Jordão onde há passagem para Moab, e não deixaram ninguém passar. 29Naquele dia derrotaram os moabitas, uns dez mil homens, todos robustos e valentes: ninguém escapou. 30Assim, naquele dia, Moab foi humilhado sob a mão de Israel. E a terra ficou em paz durante oitenta anos.

Samgar.

31Depois de Aod surgiu Samgar, filho de Anat, que matou seiscentos filisteus com um aguilhão de bois. Ele também salvou Israel.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital