Antigo Testamento / Juízes

Punição dos benjaminitas.

Capítulo 20

1Então todos os israelitas saíram, desde Dã até Bersabeia e a terra de Galaad, e a comunidade se reuniu como um só homem diante de Javé, em Masfa. 2Os chefes de todo o povo, de todas as tribos de Israel, apresentaram-se na assembleia do povo de Deus, em número de quatrocentos mil homens de infantaria que manejavam a espada. 3Os benjaminitas souberam que os israelitas tinham subido a Masfa. Os israelitas disseram: “Contai-nos como foi que aconteceu esse crime”. 4Respondeu o levita, o marido da mulher que foi morta: “Eu tinha entrado em Gabaá de Benjamim com minha concubina para ali passar a noite. 5Os habitantes de Gabaá se levantaram contra mim e de noite cercaram a casa onde eu estava; queriam me matar, e violentaram minha concubina de tal maneira que ela morreu. 6Então tomei minha concubina, dividi-a em pedaços e os mandei por todo o território da herança de Israel, porque eles cometeram um ato vergonhoso e uma infâmia em Israel. 7Vós todos, ó israelitas, deliberai e tomai uma decisão aqui mesmo”. 8Então todo o povo levantou-se como um só homem e exclamou: “Nenhum de nós voltará a sua tenda, nenhum retornará a sua casa. 9É isto que faremos a Gabaá: nós a atacaremos tirando a sorte: 10tomaremos em cada tribo de Israel dez homens de ca­da cem, cem de cada mil e mil de cada dez mil, os quais irão procurar alimento para o povo, a fim de que, quando voltarem, Gabaá de Benjamim seja tratada conforme a infâmia que cometeu em Israel”. 11Assim ajuntaram-se contra a cidade todos os israelitas, unidos como um só homem. 12As tribos de Israel mandaram mensageiros por toda a tribo de Benjamim, dizendo: “Que crime é esse que foi cometido entre vós? 13Entregai-nos aqueles homens perversos de Gabaá para que os matemos e extirpemos o mal do meio de Israel”. Mas os benjaminitas não acataram a intimação de seus irmãos israelitas; 14ao contrário, deixaram suas cidades e se reuniram em Gabaá para combater contra os israelitas. 15Naquele dia fizeram uma contagem dos benjaminitas vindos das diversas cidades: vinte e seis mil homens que manejavam a espada, não incluídos os habitantes de Gabaá, que eram setecentos homens de elite. 16Entre toda essa gente havia setecentos homens de escol que eram canhotos, todos eles capazes de acertar um fio de cabelo com a pedra de sua funda, sem errar o alvo. 17Foram contados os israelitas, sem os de Benjamim: quatrocentos mil homens que manejavam a espada,* todos homens de guerra. 18Eles se puseram a caminho, subindo a Betel para consultar a Deus. Perguntaram: “Quem de nós irá primeiro combater os benjaminitas?” Javé respondeu: “Judá seja o primeiro a subir”.

 

Luta contra os benjaminitas.

19Na manhã seguinte os israelitas puseram-se em marcha e acamparam em Gabaá. 20Saíram, pois, contra os benjaminitas e dispuseram-se em ordem de batalha contra eles perto de Gabaá. 21Os benjaminitas saíram de Gabaá, e naquele dia massacraram vinte e dois mil homens de Israel. 22Os israelitas subiram e choraram diante de Javé até a tarde e consultaram Javé, dizendo: “Devo continuar a combater contra os filhos de Benjamim, meu irmão?” Javé respondeu: “Atacai-o!” 23Os homens de Israel recobraram ânimo e postaram-se de novo em ordem de batalha no lugar onde estiveram na véspera. 24Os israelitas avançaram contra os benjaminitas no segundo dia; 25neste segundo dia os benjaminitas saíram de Gabaá contra eles e massacraram dezoito mil israelitas, todos hábeis no manejo da espada. 26Então todos os israelitas, todo o povo, subiram a Betel e ali choraram sentados diante de Javé, jejuaram o dia todo até a tarde e ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão diante de Javé. 27Depois consultaram Javé – porque naquele tempo a arca da aliança de Deus estava lá,  28e Fineias, filho de Eleazar, filho de Aarão, prestava serviço naquele tempo diante dela – e perguntaram: “Devo continuar ainda a sair e combater contra os filhos de Benjamim, meu irmão, ou devo desistir?” Javé respondeu: “Ide, porque amanhã os entregarei em vossas mãos”.

Derrota dos benjaminitas.

29Israel pôs emboscadas em torno de Gabaá; 30e no terceiro dia os israelitas atacaram os benjaminitas, dispondo-se em ordem de batalha diante de Gabaá, como das outras vezes. 31Os benjaminitas saíram contra aquela tropa, deixando-se atrair para longe da cidade. Como das outras vezes, começaram a fazer vítimas entre as tropas, pelos caminhos que conduzem, um a Betel e outro a Gabaon: uns trinta homens de Israel. 32Os benjaminitas pensaram: “Estão derrotados diante de nós como antes”. Mas os israelitas diziam: “Vamos fugir para atraí-los para longe da cidade pelos caminhos”. 33Então todos os homens de Israel saíram de seu lugar e tomaram posição de combate em Baal-Tamar, enquanto os israelitas emboscados irrompiam de suas posições na planície de Gabaá. 34Dez mil homens escolhidos chegaram diante de Gabaá, e a luta foi terrível; mas os benjaminitas não imaginavam que a desgraça ia cair sobre eles. 35Javé derrotou Benjamim diante de Israel, e os israelitas mataram naquele dia vinte e cinco mil e cem homens de Benjamim, todos hábeis no manejo da espada. 36Finalmente, os benjaminitas viram que estavam derrotados.
Os israelitas haviam cedido terreno aos benjaminitas, porque confiavam na emboscada que haviam posto contra Gabaá
37Os homens da emboscada lançaram-se rapidamente sobre Gabaá e, invadindo-a, passaram toda a cidade a fio de espada. 38Havia um sinal combinado entre os homens de Israel e os da emboscada: estes deviam fazer subir ao céu uma coluna de fumaça. 39Quando os homens de Israel retrocediam na batalha, os benjaminitas começaram a fazer vítimas, matando uns trinta homens de Israel, e pensavam: “Estão derrotados diante de nós, como no primeiro combate”. 40Mas quando começou a erguer- -se da cidade o sinal, isto é, a coluna de fumaça, os benjaminitas olharam para trás e viram que a cidade toda subia em chamas para o céu. 41Nisso os israelitas deram meia-volta e os benjaminitas ficaram aterrados ao ver que se abatia sobre eles a desgraça, 42fugiram diante dos israelitas em direção ao deserto; mas os combatentes os alcançaram, e os que vinham da cidade os massacraram no meio. 43Cercaram os benjaminitas e os perseguiram sem parar e os
esmagaram diante de Gabaá, ao oriente.
44De Benjamim caíram dezoito mil homens, todos eles valentes guerreiros. 45Os sobreviventes bateram em retirada e fugiram para o deserto, para a rocha de Remon, e os israelitas mataram pelo caminho cinco mil homens e, perseguindo-os até Guidom, mataram mais dois mil. 46Assim o número total dos benjaminitas que tombaram naquele dia foi de vinte e cinco mil homens que manejavam a espada, todos valentes guerreiros. 47Seiscentos homens que haviam batido em retirada e fugido para o deserto, para o rochedo de Remon, permaneceram ali durante quatro meses. 48Os israelitas se voltaram contra os benjaminitas e na cidade passaram a fio de espada tanto os homens como os animais e tudo o que encontraram, e incendiaram também todas as cidades que encontraram.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital