Antigo Testamento / Juízes

Sansão casa-se com uma filisteia.

Capítulo 14

1Sansão desceu a Tamna e viu lá uma mulher entre as filhas dos filisteus. 2Ao voltar para casa, informou seu pai e sua mãe: “Vi em Tamna uma mulher entre as filhas dos filisteus; tomai-a por esposa para mim”. 3Seu pai e sua mãe lhe responderam: “Acaso não há mulheres entre as filhas de teus irmãos ou em todo o nosso povo, para que vás buscar uma entre os filisteus, esses incircuncisos?” Mas Sansão disse a seu pai: “Toma-me essa, pois é dela que gostei”. 4Seu pai e sua mãe não sabiam que isto provinha de Javé, que buscava uma ocasião de contenda com os filisteus, que naquele tempo dominavam os israelitas.  5Sansão desceu a Tamna com seu pai e sua mãe; quando chegaram às vinhas de Tamna, um leãozinho veio a seu encontro, rugindo.  6Então o espírito de Javé se apoderou de Sansão, e ele, sem ter nada na mão, despedaçou o leão como se despedaça um cabrito. Mas não contou nem ao pai, nem à mãe o que tinha feito. 7Desceu, conversou com a mulher, e ela lhe agradou. 8Depois de algum tempo, ao descer para desposá-la, desviou-se do caminho para ver a carcaça do leão, e viu que havia dentro dela um enxame de abelhas e mel. 9Tomou nas mãos um favo e foi comendo enquanto andava. Quando alcançou seu pai e sua mãe, deu-lhes do mel, e eles comeram; mas não lhes disse que havia tirado aquele mel da carcaça do leão.  10Seu pai foi à casa da mulher, e Sansão deu ali um banquete, porque este é o costume entre os jovens. 11Quando o viram, escolheram trinta jovens para ficarem com ele. 12Sansão lhes disse: “Vou propor-vos uma adivinhação: se nos sete dias do banquete souberdes decifrá-la, dando-me a resposta certa, eu vos darei trinta túnicas e trinta mudas de roupa;  13mas, se não souberdes decifrá-la, me dareis trinta túnicas e trinta mudas de roupa”. Responderam-lhe: “Propõe tua adivinhação, e nós a ouviremos”. 14Disse-lhes:
“Do que come saiu comida
e do forte saiu doçura”.
Passaram-se três dias sem que tivessem conseguido decifrar a adivinhação.
15No quarto dia disseram à mulher de Sansão: “Adula teu marido para que decifre para nós a adivinhação; do contrário te queimaremos junto com a casa de teu pai. Foi para tomar nossas coisas que nos convidaste?” 16A mulher de Sansão começou a chorar junto dele, dizendo-lhe: “Tu me odeias em vez de me amar: propuses-te um enigma a minha gente e não o explicaste a mim”. Respondeu ele: “Se nem a meu pai, nem a minha mãe o expliquei, eu o explicaria a ti?”17Ela continuou chorando junto dele durante os sete dias que durou o banquete. No sétimo dia ele lhe deu a solução, porque ela o importunava. E ela a comunicou a sua gente. 18No sétimo dia, antes do pôr do sol, os homens da cidade disseram a Sansão:
“O que é mais doce que o mel?
O que é mais forte que o leão?”
Sansão respondeu-lhes:
“Se não tivésseis arado com minha novilha, não teríeis descoberto meu enigma”.
19Então o espírito de Javé se apoderou dele e, descendo a Ascalon, matou trinta homens; tomou suas vestes e deu-as aos que haviam decifrado o enigma. Cheio de ira, voltou para a casa paterna. 20E a mulher de Sansão foi dada ao companheiro que tinha sido seu acompanhante de honra.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital