Antigo Testamento / Juízes

Juízes Tola e Jair.

Capítulo 10

1Depois de Abimelec, surgiu para salvar Israel Tola, filho de Fua, filho de Dodo, da tribo de Issacar. Morava em Samir, na montanha de Efraim,   2e governou Israel durante vinte e três anos. Depois morreu e foi sepultado em Samir. 3Depois dele surgiu Jair, de Galaad, que foi juiz em Israel durante vinte e dois anos.  4Tinha trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades, chamadas ainda hoje aldeias de Jair, situadas na terra de Galaad. 5Depois Jair morreu e foi sepultado em Camon.

 

Opressão dos amonitas.

6Os israelitas recomeçaram a fazer o que desagrada a Javé, servindo aos ídolos de Baal, às astartes e aos deuses dos arameus, dos sidônios, dos moabitas, dos amonitas e dos filisteus. Abandonaram Javé e não o serviram mais. 7Por isso acendeu-se contra os israelitas a ira de Javé, que os entregou ao poder dos filisteus e dos amonitas. 8A partir daquele ano, estes oprimiram e afligiram durante dezoito anos todos os israelitas que habitavam além do Jordão, na terra dos amorreus, em Galaad. 9Os amonitas atravessaram o Jordão para combater também contra as tribos de Judá, de Benjamim e de Efraim, e foi grande a aflição de Israel. 10Então os israelitas clamaram a Javé, dizendo: “Pecamos contra vós, porque abandonamos nosso Deus e servimos aos ídolos de Baal”. 11Javé respondeu-lhes: “Quando os egípcios, os amorreus, os amonitas, os filisteus, 12os sidônios, Amalec e Maon vos oprimiram, e clamastes a mim, não vos salvei de suas mãos? 13Vós, porém, me abandonastes e servistes a outros deuses. Por isso não vos salvarei mais. 14Ide e clamai aos deuses que escolhestes; que vos livrem eles no tempo de vossa angústia!” 15Os israelitas responderam a Javé: “Nós pecamos; fazei de nós o que vos parecer bom, mas, por favor, livrai-nos hoje!” 16Tiraram de seu meio os deuses estrangeiros e serviram a Javé, que não aguentou mais ver Israel sofrer. 17Os amonitas se reuniram e acamparam em Galaad, ao passo que os israelitas se reuniram e acamparam em Masfa. 18Então o povo e os anciãos de Galaad perguntaram uns aos outros: “Quem vai começar a batalha contra os amonitas? Ele vai chefiar todos os habitantes de Galaad”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital