Antigo Testamento / Judite

Fuga dos assírios.

Capítulo 15

1Os que estavam nas tendas, quando souberam do que acontecera, ficaram atônitos. 2Dominados pelo terror e pelo pânico, ninguém mais quis ficar perto do outro, mas todos com o mesmo ímpeto se dispersaram, fugindo por todos os caminhos da planície e da montanha. 3Também os acampados no monte em torno de Betúlia se deram à fuga. Então os israelitas, todos dentre eles capazes de combater, lançaram-se sobre eles. 4Ozias enviou mensageiros a Betomestain, a Bebai, a Cobe, a Cola e a todo o território de Israel, para anunciar o acontecido e incitar todos a atacar os inimigos para os massacrar. 5Ouvindo isso, os israelitas lançaram-se sobre eles, todos ao mesmo tempo, e os destroçaram até Coba. Vieram também os de Jerusalém e de toda a região montanhosa, porque lhes fora anunciado o que se passara no acampamento de seus inimigos. Os habitantes de Galaad e da Galileia os atacaram pelos lados, infligindo-lhes grandes massacres até perto de Damasco e de seus confins. 6Os outros habitantes de Betúlia precipitaram-se sobre o acampamento dos assírios e o saquearam, tornando-se extremamente ricos. 7Ao voltarem do extermínio, os israelitas apoderaram-se do restante, de modo que as vilas e aldeias da montanha e da planície apoderaram-se de muitos despojos, pois os havia em enorme quantidade.

Triunfo de Judite.

8Então o sumo sacerdote Joaquim e o conselho dos anciãos dos israelitas, que moravam em Jerusalém, vieram ver o grande bem que o Senhor havia feito a Israel e para ver Judite e cumprimentá-la. 9Tendo entrado em sua casa, todos a exaltaram a uma só voz, dizendo: “Tu és a glória de Jerusalém, o supremo orgulho de Israel, a grande honra de nosso povo. 10Realizando tudo isso com tua mão, fizeste grandes coisas por Israel, e delas o Senhor se agradou. Bendita sejas para sempre da parte do Senhor onipotente”. E todo o povo respondeu: “Amém!” 11Todo o povo continuou a saquear o acampamento durante trinta dias. Deram a Judite a tenda de Holofernes com toda a sua prataria, seus divãs, seus vasos e toda a sua mobília. Ela tomou tudo isso, carregou-o sobre sua mula e, tendo atrelado seus carros, empilhou tudo neles. 12Acorreram todas as mulheres de
Israel para vê-la; cumularam-na
de elogios e organizaram entre elas uma dança em sua honra. Ela tomou ramos em suas mãos e os distribuiu às mulheres que a acompanhavam.
13Ela e suas companheiras se coroaram com ramos de oliveira; depois, colocando-se à frente de todo o povo, ela dirigiu a dança de todas as mulheres; atrás vinham todos os homens de Israel, revestidos de suas armaduras, cingidos com coroas e cantando hinos.

Cântico de Judite.

14No meio de todo o Israel, Judite entoou este cântico de ação de graças, e todo o povo acompanhava em voz alta este hino de louvor:

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital