Antigo Testamento / Judite

Conselhos de Judite.

Capítulo 14

1Disse-lhes Judite: “Ouvi-me, irmãos: tomai esta cabeça e pendurai-a no parapeito de vossos muros. 2Quando brilhar a luz da manhã e o sol surgir sobre a terra, tome cada um suas armas, e todo homem válido saia da cidade. Estabelecei sobre vós um chefe, simulando descer à planície contra as sentinelas avançadas dos assírios, sem descer de fato. 3Eles tomarão suas armaduras, irão a seu acampamento para acordar os generais do exército assírio; correrão à tenda de Holofernes, mas não o encontrando, o terror vai apoderar-se deles e fugirão diante de vós. 4Então vós e todos os habitantes de todo o território de Israel os perseguireis e os abatereis em sua fuga. 5Mas antes de fazer isso, chamai-me Aquior, o amonita, para que venha reconhecer aquele que desprezou a casa de Israel e o enviou entre nós como destinado à morte”.

A cabeça de Holofernes é mostrada a Aquior.

6Chamaram Aquior da casa de Ozias. Quando chegou e viu a cabeça de Holofernes na mão de um homem no meio do povo reunido, caiu com o rosto em terra e desmaiou. 7Logo que o levantaram, lançou-se aos pés de Judite e, prostrado diante dela, exclamou: “Bendita sejas tu em todas as tendas de Judá e entre todos os outros povos que se encherão de assombro ao ouvirem teu nome! 8Agora conta-me tudo o que fizeste nestes dias”. Judite, rodeada pelo povo, narrou-lhe tudo o que fizera desde o dia em que partira até o momento em que lhes falava. 9Quando acabou de falar, o povo prorrompeu em grandes aclamações e encheu a cidade de gritos de alegria. 10Aquior, vendo tudo o que o Deus de Israel tinha feito, creu firmemente em Deus, recebeu a circuncisão e foi agregado definitivamente à casa de Israel.

A morte de Holofernes aterroriza os assírios.

11Ao surgir a aurora, suspenderam à muralha a cabeça de Holofernes e, empunhando cada qual as próprias armas, saíram em esquadrões para as encostas do monte. 12Quando os assírios os viram, mandaram informar seus capitães, e estes foram prevenir seus generais, os chefes de milhares e todos os seus comandantes. 13Foram à tenda de Holofernes e disseram ao encarregado de todos os seus bens: “Desperta nosso senhor, porque aqueles escravos se atreveram a descer para dar-nos combate, para se fazerem aniquilar”. 14Bagoas entrou e bateu palmas diante da cortina da tenda, pensando que estivesse dormindo com Judite. 15Mas como ninguém respondesse, abriu a cortina e, entrando no dormitório, encontrou-o morto, estendido no chão, sem a cabeça, que haviam levado. 16Gritou com voz forte, com lamentações, gemidos, altos brados e rasgou suas vestes. 17A seguir entrou na tenda onde estava alojada Judite e não a encontrou. Então precipitou-se para fora em direção ao povo e exclamou: 18“Aqueles escravos nos traíram! Uma única mulher hebreia lançou a vergonha sobre a casa de Nabucodonosor! Holofernes jaz por terra sem cabeça!”19Ouvindo tais palavras, os chefes do exército assírio rasgaram suas túnicas e, com a alma profundamente consternada, elevaram no meio do acampamento altíssimos gritos e clamores de dor.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital